O Jogo

“Morato foi crucial e grande surpresa”

Lançado a lateral esquerdo com o Sporting, em novembro, o central agarrou a titularida­de e tem convencido o treinador pela sua evolução

-

Schmidt realça a dificuldad­e e a especifici­dade da posição de lateral no esquema do Benfica, frisando que estes “precisam de estar envolvidos” ofensivame­nte pela falta de “extremos clássicos”.

De volta após lesão, Bah foi titular com o Gil Vicente, ditando a subida no terreno de Aursnes. Questionad­o sobre se a utilização do camisola 8 na ala esquerda do ataque irá ter influência no dono da lateral esquerda, nomeadamen­te entre Morato e Álvaro Carreras, Roger Schmidt fez questão de elogiar o camisola 5, adaptado à posição. “Para mim, Morato é uma grande surpresa estar a jogar tão bem como lateral. Parece mais central do que um lateral”, disse, descrevend­o até o defesa fisicament­e. Mas reforçou: “Por outro lado, é muito bom jogador e nas últimas semanas evoluiu muito. Foi crucial para nós encontrarm­os esta solução com Morato como lateral esquerdo, porque precisávam­os de Fredrik como lateral direito. A evolução de Morato para nós foi muito importante, agora tem alguma experiênci­a na posição.”

Roger Schmidt admite que a equipa “precisa sempre de um equilíbrio muito bom”, até face ao estilo de jogo, em que a equipa “tenta ser ativa no campo, com bola e sem bola” e que aposta na “pressão alta”. E afirmando que teve de “ajustar um pouco” o plano, pois tem“jogadores diferentes” em relação a 2022/23, Schmidt frisou que “os laterais são muito importante­s com bola no último terço” para o Benfica. “Criámos muitas ocasiões de golo ao utilizar os laterais, não temos extremos clássicos, por isso os laterais precisam de estar envolvidos”, declarou, numa vertente ofensiva, explicando o lado defensivo. “Quando jogas em alta pressão, os laterais são importante­s a defender alto, a controlar o espaço atrás. Têm de ser ofensivos, mas muito corajosos na defesa e no posicionam­ento tático. O papel dos laterais é muito complexo.”

Depois de ter falado de Morato, Schmidt abordou as outras opções para as laterais. “Fredrik [Aursnes] é diferente de Bah. Joga na posição mais como médio, mas com uma grande vantagem, é muito bom com bola e estratégic­o. Encontrou a sua forma de estar envolvido no ataque. Bah é mais físico e direto. Álvaro é novo no Benfica, mas está a portar-se bem. Por isso já lhe dei minutos no domingo e esteve bem. Quanto melhor fizerem o papel mais jogam. Estou feliz agora porque temos opções para estes jogos.”

“Morato é muito bom jogador e nas últimas semanas evoluiu muito. Foi crucial para nós encontrarm­os esta solução com Morato como lateral esquerdo”

Roger Schmidt Treinador do Benfica

 ?? ?? Roger Schmidt agradece equilíbrio defensivo assegurado por Morato na esquerda
Roger Schmidt agradece equilíbrio defensivo assegurado por Morato na esquerda

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal