O Jogo

Sem policiamen­to pode dar derrota

Especialis­ta em direito desportivo deixa aviso para os embates caseiros nas provas da UEFA

-

As forças policiais, que reivindica­m a atribuição de um suplemento de missão igual ao da Polícia Judiciária, estão a planear um protesto no Estádio da Luz, no próximo dia 15, durante o jogo entre o Benfica e o Toulouse. Desconhece-se, nesta fase, se o mesmo terá implicaçõe­s na realização do encontro, mas o eventual adiamento pode ter consequênc­ias graves para os encarnados e restantes clubes nacionais ainda em prova.

“Antecipo como possibilid­ade que os clubes possam vir a ser punidos com a sanção de derrota se não houverum jogo em Portugal a contar para qualquer competição europeia por ausência de policiamen­to. Isso implicaria mexer com os calendário­s de equipas que jogamem outros campeonato­s, mas que não terão necessaria­mente de se reajustar. Eu acredito que seja possível que a competição pura e simplesmen­te siga em frente. Não é que fosse o cenário ideal, mas também não vejo solução”, referiu à Lusa José Miguel Albuquerqu­e, advogado e líder da Associação Portuguesa de Direito Desportivo.

Nestajorna­daeuropeia,Benfica e Braga jogam em casa, enquanto Sporting e FC Porto atuam fora de portas. Se o adiamento recente do embate dos leões em Famalicão por falta de policiamen­to será resolvido internamen­te com a escolha de nova data, os regulament­os das provas europeias são mais rígidos. “A UEFA é bastante mais inflexível nestas questões de disciplina. Se não dá, não dá, os clubes são sancionado­s assim e seguimos em frente”, admitiu, recordando que o Tottenham sofreu pena de falta de comparênci­a num jogo em Rennes para a Liga Conferênci­a, em 2021/22, porque teve um surto de covid e não foi possível reagendar a partida.

 ?? ?? Forças policiais prometem manter onda de protestos
Forças policiais prometem manter onda de protestos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal