O Jogo

César Boaventura viu decisão adiada

Empresário é acusado de quatro crimes de corrupção envolvendo suborno a atletas para facilitare­m derrotas com o Benfica

- PEDRO CADIMA

Leitura da sentença acontece apenas daqui a uma semana, já que o juiz considerou haver alterações não substancia­is, sendo descrito que Cássio ofereceu duas versões ligeiramen­te diferentes.

A leitura do acórdão sobre a sentença a aplicar a César Boaventura, acusado de quatro crimes de corrupção ativa, foi adiada para o próximo dia 14, desfecho tomado no Tribunal de Matosinhos pelo juiz, em função de um desencontr­o de expressões protagoniz­ado pelo guardarede­s Cássio, entre o que reportou no inquérito e depois na audiência. O atual jogador do Paredes é um entre quatro futebolist­as que geraram um processo de aliciament­o e suborno praticado por César Boaventura, que tentou retirar, alegadamen­te, benefícios para o Benfica na reta final da temporada 2015/16, procurando controlar jogadores rivais dos encarnados, casos do guarda-redes Salin, na época do Marítimo, e ainda Cássio, Lionn e Marcelo, que formavam parte da estrutura defensiva do Rio Ave. Consideran­do uma alteração não substancia­l de conteúdo mas suscetível de sugerir mais detalhada reflexão, o juiz guiou-se pelo facto de Cássio ter apresentad­o duas ligeiramen­te diferentes versões de uma conversa ou contacto recebido da parte de César Boaventura. No inquérito terá proferido que César Boaventura lhe tinha dito que não havia problema se não aceitasse o suborno, porque “já tinha comprado” o Lionn e o Marcelo. Porém, quando escutado na audiência em tribunal, em vez de “comprado”, usou a expres* são “falado”, tendo o tribunal dado como provado o termo “falado”.

Neste ruído descritivo do guarda-redes nasceu parte da razão deste adiamento da leitura da sentença do empresário, muito associado ao Benfica, mas que responde, neste julgamento, em nome próprio. Por outro lado, também foram reportadas dúvidas quanto às datas dos vínculos laborais dos atletas em questão. Recorde-se que estes acontecime­ntos remontam a uma luta pelo título entre Benfica e Sporting em 15/16.

“No inquérito Cássio falou que Lionn e Marcelo estavam comprados, na audiência trocou por falados”

Alegação do Juiz

 ?? ?? Leitura da sentença de César Boaventura
marcada para 14 deste mês
Leitura da sentença de César Boaventura marcada para 14 deste mês

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal