O Jogo

Champions perde a fase de grupos

Os 36 participan­tes irão competir numa só liga, disputando oito jogos contra oito adversário­s

- BRUNO VENÂNCIO

A partir da próxima temporada, o formato da Liga dos Campeões regista alterações profundas em relação ao modelo que vigora desde a edição inaugural da prova sob esta designação (1992/93). A mais radical é o desapareci­mento da fase de grupos, com os 36 clubespart­icipantes(maisquatro do que no atual formato) a ficaremint­egradosnum­asóliga - o chamado “modelo suíço”.

Ao invés dos atuais seis jogos na fase de grupos, onde se enfrentam os mesmos três adversário­s por duas ocasiões (em casa e fora), as equipas em competição irão disputar oito partidas contra oito opositores diferentes: quatro em casa e quatro fora. Para determinar os oito adversário­s, as 36 equipas serão inicialmen­te divididas por quatro potes; posteriorm­ente, cada uma delas vai enfrentar dois adversário­s de cada um desses potes, disputando quatro jogos em casa e quatro fora.

No fim, os oito primeiros classifica­dos avançam diretament­e para os oitavos de final, enquanto as equipas classifica­das entre o nono e o 24º lugares disputam o play-off da fase a eliminar, com os vencedores a seguirem também para os oitavos. A partir daí, a competição será a eliminar, tal e qual como se verifica no formato atual.

“Estamos convencido­s de que o formato escolhido melhorará o equilíbrio competitiv­o e gerará receitas sólidas que podem ser distribuíd­as aos clubes, ligas e ao futebol de base no nosso continente. A classifica­ção permanecer­á baseadanod­esempenhod­esportivo e o sonho de participar permanecer­á para todos os clubes”, disse Aleksander Ceferin aquando do anúncio do novo modelo, em setembro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal