O Jogo

Esta Liga é para jovens

Foi apresentad­a a 14.ª edição da Liga MEO, na qual se têm afirmado os principais valores da modalidade

- CATARINA DOMINGOS

Com cinco etapas inalterada­s, o campeonato arranca a 22 de março, já após estar decidido o apuramento olímpico, a prioridade para alguns dos participan­tes no circuito luso, como a campeã Kika Veselko.

Após 2023 ter ficado na história como o ano em que os jovens assumiram definitiva­mente as rédeas na Liga MEO Surf, com os títulos de Joaquim Chaves e Kika Veselko (ambos com 20 anos), o desejo de manter essa toada para 2024 ficou expresso na apresentaç­ão da 14.ª edição. “Ao longo destes anos, vivemos debaixo de vitórias de surfistas como Frederico Morais, Vasco Ribeiro e Teresa Bonvalot, entre outros. No entanto, em 2023, os mais novos tomaram a dianteira. Pessoalmen­te, gostaria ainda de ver valores como Matias Canhoto, TeresaPere­iraouJaime­Veselko a complicar a vida a Joaquim Chaves e Francisca Veselko na revalidaçã­o dos títulos”, declarou o presidente da Associação Nacional de Surfistas, Francisco Rodrigues.

Com as mesmas etapas do ano passado (Figueira da Foz, Porto, Ericeira, Ribeira Grande e Peniche), a caminhada pela busca dos novos campeões nacionais inicia-se a 22 de março, já depois de decidido o apuramento olímpico (Porto Rico, entre dia 23 e 3 de março). Por isso, Paris’2024 é o foco do momento de alguns integrante­s do campeonato. “A Liga MEO Surf é um campo de treino para todos os objetivos que tenho a curto, médio e longo prazo. É onde se juntam os melhores surfistas portuguese­s que são, também, alguns dos melhores da Europa”, defendeu Guilherme Ribeiro, que já treinou no palco dos ISA World Surfing Games, passando depois pelo Havai antes do regresso a Portugal. Já Kika Veselko vai ter uma época em três frentes. “Espero estar à altura dos meus objetivos que são a qualificaç­ão para os Jogos, para o Championsh­ip Tour e a revalidaçã­o do título de campeã nacional”, adiantou.

A partir do Havai, onde se encontra com o grupo de treino de Richard “Dog” Marsh e do qual faz parte Frederico Morais, Joaquim Chaves também partilhou a ambição de “dar o melhor para conquistar o segundo título”.

Este ano, os jovens Diogo Bravo, Manuel Pirujinho, Kekoa Hummel, Joaquim Trindade e Simão Prazeres vão participar a tempo inteiro provenient­es do Junior Tour, cujo calendário foi alargado para quatro etapas: Porto e Matosinhos (6 e 7 de abril), Viana do Castelo (18 e 19 de maio), Aveiro (13 e 14 de julho) e Santa Cruz (27 e 28 de julho).

“Vou dar o meu melhor para tentar conquistar o meu segundo título nacional” Joaquim Chaves Campeão nacional

“Espero estar à altura dos meus objetivos deste ano” Kika Veselko Campeã nacional

 ?? ?? Teresa Bonvalot, Afonso Antunes, Guilherme Ribeiro e Kika Veselko na apresentaç­ão
Teresa Bonvalot, Afonso Antunes, Guilherme Ribeiro e Kika Veselko na apresentaç­ão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal