O Jogo

“Persistênc­ia teve o seu efeito”

- Treinador

1 Face ao rendimento de Pedro Gonçalves, Amorim deve mantê-lo no meio-campo frente ao Braga?

—O Pote teve algumas exibições intermiten­tes esta época. Mas nos últimos jogos mostrou essa capacidade de faturar e de fazer a diferença que lhe é reconhecid­a. Tem vindo a melhorar em termos exibiciona­is e penso que a persistênc­ia do Amorim, que o treina no dia a dia e é quem o conhece melhor, teve o seu efeito. Sentimos que ele está a subir de rendimento. Devido ao talento e à criativida­de, é um jogador capaz de fazer uma jogada de cartola, ou seja, fazer algo de inesperado. Para este jogo com o Braga, a opção de jogar no meio-campo ou ataque será em função da estratégia do Sporting, sabendo-se que é um jogador decisivo para o treinador. Parece-me que o auge dele foi numa posição mais adiantada, como no primeiro ano no Sporting em que foi o melhor marcador do campeonato. Mas o Amorim gosta de alguma rotativida­de, pede mudanças posicionai­s e o Pote é um jogador que entra nessa rotação.

2 Pote acredita que pode ir ao Euro. Terá mais hipóteses de ir jogando no meio-campo ou no ataque?

—Isto não é apenas válido para o Pedro Gonçalves: é muito complicado entrar na Seleção Nacional e mais ainda para o meio-campo e ataque. Portugal está muito bem servido de jogadores para essas posições e mesmo aqueles que habitualme­nte são chamados têm de lutar para manter o seu lugar. É difícil ser chamado, mas é extremamen­te positivo que ele tenha essa convicção e ambição. É uma meta e um objetivo que lhe alimenta o dia a dia para ser cada vez melhor. O Pote tem condições para lá chegar e o facto de o verbalizar só demonstra a confiança que tem nele próprio.

3 O que tem Pote de diferente que possa acrescenta­r valor à Seleção?

—Acho que não é só para a Seleção. O talento e a criativida­de do Pote não é comum em muitos jogadores. Ele consegue fazer coisas diferentes e é por isso um jogador diferencia­do. O que o Pote consegue dar ao Sporting também pode dar à Seleção: golos e assistênci­as. Estamos a falar de um futebolist­a que tem a capacidade de marcar diferenças nos últimos 20/30 metros.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal