O Jogo

Uma decisão entre irmãos

Primeira final entre países árabes desde 2007 opõe o anfitrião e campeão Catar à surpreende­nte Jordânia

-

As duas equipas defrontara­m-se na preparação para a prova, com a Jordânia a vencer por 2-1, no segundo jogo do selecionad­or catari “Tintín” López, após assumir o lugar deixado vago por Carlos Queiroz.

BRUNO VENÂNCIO

Chegou o dia da final mais inesperada de sempre na Taça Asiática – e a primeira entre países árabes desde o histórico triunfo do Iraque sobre a Arábia Saudita em 2007. Não tanto pela presença do Catar, anfitrião e campeão em título – o que ainda assim não o colocava no lote dos favoritos para nova conquista –, mas acima de tudo pelo feito da Jordânia, que nunca havia passado sequer dos quartos de final e que superou a fase de grupos como um dos melhores terceiros classifica­dos.

A seleção n.º 87 no ranking da FIFA, apenas a 13.ª asiática, tem somente um jogador a atuar na Europa: o avançado Al-Tamari, que joga nos franceses do Montpellie­r. Mas até venceu o Catar nas vésperas desta competição (2-1, a 5 de janeiro), apoiando-se no compromiss­o e espírito de equipa fomentados pelo selecionad­or Hussein Amoutta, que rejeita qualquer cenário de pressão extra para o jogo decisivo.

“É uma final, por isso a pressão está lá automatica­mente. Não é fácil jogar contra eles, mas também não é fácil alcançar o que nós alcançámos. Almejamos a exceder as expetativa­s e fazer uma exibição que reflita o nosso nível e o que fizemos para chegar aqui. Os jogadores estão empenhados e focados, mas não é só o seu moral nem espírito de luta: eles cumprem o plano à risca”, assegurou o técnico marroquino que lidera os jordanos.

Do outro lado, estará uma seleção à procura de se tornar a quinta a vencer a prova duas vezes consecutiv­as. “Este é um jogo entre países irmãos, mas no fim tem de haver um vencedor. Em Espanha há um ditado famoso: os egundoluga ré o primeiro dos perdedores.Queremos ser os melhores da Ásia”, assumiu o espanhol Bartolomé “Tintín” Márquez López, contratado após a demissão abruta de Carlos Queiroz, no início de dezembro.

 ?? ?? A Jordânia treinou ontem no estádio que acolhe a final
A Jordânia treinou ontem no estádio que acolhe a final

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal