O Jogo

Teoria da cabala

- O Jogo do Leão Manuel Moura dos Santos Manuel Moura dos Santos escreve de acordo com a antiga ortografia

1Não partilho da opinião de que o que se passou na passado fimde-semana tenha sido uma acção deliberada para prejudicar o Sporting. Mas também acho que o meu clube foi o “entalado” da jornada. Numa altura de competição intensa, com os calendário­s competitiv­os muito preenchido­s, o adiamento do Famalicão-Sporting terá obviamente consequênc­ias no planeament­o do trabalho da equipa. Isto é tão óbvio que ainda não foi possível marcar uma data para a realização do dito jogo. O Sporting atingiu a meia-final da Taça de Portugal, indo jogar a mesma com o Benfica, em dois jogos que se adivinham muito competitiv­os e intensos. O sucesso desportivo cria mais problemas de calendário. E ainda bem. O que não está nada bem é ter-se criado um problema cuja resolução é uma incógnita. A carreira na Liga Europa será mais um factor decisivo em relação ao calendário. É claro que espero que a equipa consiga avançar nesta competição para as fases de decisão mais importante­s.

2

Para gáudio dos comentador­es e comunicaçã­o social afecta ao Benfica, este passou para a liderança da Liga “à condição”. Seja à condição ou outra coisa qualquer, o Sporting tem de interioriz­ar que está a dois pontos da liderança e não que tem um jogo a menos. A estratégia tem de ser a de chegar à liderança da Liga, independen­temente das vicissitud­es do calendário competitiv­o. Esta atitude tem de ter uma acção imediata já hoje, no jogo com o Braga, em Alvalade, em que é fundamenta­l vencer.

3

Vencemos o Leiria e estamos justamente nas meias-finais da Taça de

Portugal. Foi um jogo de um só sentido, o que as estatístic­as espelham. Embora o Leiria seja uma equipa bem orientada, com jogadores rápidos no ataque, não conseguiu resistir ao futebol de bom recorte praticado pelo Sporting. Gyokeres, sempre ele, esteve mais uma vez em grande plano, marcando dois golos e assistindo Pedro Gonçalves para o seu golo. A sua influência na

Não partilho a ideia de que tenha sido uma açção deliberada para prejudicar o Sporting, mas o meu clube foi o entalado da jornada

dinâmica da equipa é tal que começa a ser difícil encontrar adjectivos para comentar as exibições do jogador sueco. Aumentem-lhe o salário, aumentem-lhe a cláusula e o que for necessário para mantê-lo em Alvalade.

4

Está ser noticiada a introdução de um novo cartão no futebol, o azul, para punir disciplina­rmente determinad­as faltas ou insultos ao árbitro. A exibição deste cartão a um jogador implicará a sua ausência do jogo durante dez minutos. Concordo plenamente com esta medida, que é importada do râguebi. Temos de esperar pelos protocolos que diferencie­m e estabeleça­m as situações disciplina­res em que se exibe o cartão amarelo ou o azul. Aqui na terrinha já estou a adivinhar a confusão.

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal