O Jogo

Tomar a História nas nossas mãos

- Pontapé para a clínica

1

No futebol não há fatalismos que sempre durem, nem tradições que nunca acabem. Mais cedo ou mais tarde, todos sabemos que o borrego vai à faca, só resta saber quando. Ainda assim, sentimos conforto quando a tradição joga a nosso favor e apreensão quando escaldados por sucessivos insucessos, nas mesmas circunstân­cias.

Desde que as meias-finais da Taça passaram a ser disputadas a duas mãos e o Vitória lá chegou, passámos sempre à final. Foi assim contra a Académica, em 2011; contra o Belenenses, em 2013 e contra o Chaves, em 2017. Jornadas épicas nas quais tive a alegria de assistir a todos os jogos, nos próprios estádios.

Temos todos, por isso, a fezada de que não há três sem quatro e que, como diz o cântico “este ano é para o Jamor”. Em sentido inverso, os jogos com o Benfica tendem a ser aziagos. As minhas memórias desses embates perdem-se ali pelo início dos anos 80, mas são sobretudo de muitas mais desilusões do que de alegrias. Merecendo, não merecendo, com ajudas, sem ajudas, a verdade é que os vermelhos têm o hábito desagradáv­el de nos fazer desfeitas.

Em qualquer dos casos, volto ao início do texto: estas tradições morrem com o apito inicial. A partir daí não há fatalismos, só futebol. E o Vitória tem todas as condições para encarar sem medos seja quem for. Está motivado, os resultados têm aparecido e a massa associativ­a está com o grupo. Quem já deu o mote para o que aí vem foi Álvaro Pacheco, que disse preferir o Porto nas meias-finais. É com esse espírito que se ganha e é com essa vontade que temos de encarar o jogo de mais logo. A vontade de vergar a história, tomando-a nas nossas mãos.

2

O azar bateu à porta do nosso capitão, com uma lesão que o vai arredar da baliza por uns tempos. A vida é isto mesmo e o Vitória só tem que estar tranquilo, pois Charles já demonstrou estar à altura das responsabi­lidades. O jogo dos quartos de final foi bom exemplo disso. Ainda por cima, chama-se Charles Silva, por isso tem mesmo todas as condições para se integrar neste conjunto!

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal