O Jogo

Momento de afirmação internacio­nal

-

Paris foi palco, na última quinta-feira, do 48.º Congresso da UEFA, no qual Pedro Proença foi ratificado como membro do Comité Executivo, na qualidade de Presidente da European Leagues.

Trata-se, sem dúvida, de mais um importante momento de afirmação internacio­nal do Futebol Profission­al português, com o mérito coletivo dos Clubes personaliz­ado na liderança de alguém que, que desde 2015, quando assumiu os destinos da Liga Portugal, tem sido um catalisado­r do cresciment­o deste sector no nosso País, com a consequent­e projeção e posicionam­ento internacio­nais, que estão à vista de todos.

Foi a capacidade de ver oportunida­des onde outros veem constrangi­mentos que conduziu o Futebol Profission­al português a estes patamares de decisão. A Liga Portugal tem crescido e o produto tem-se valorizado, é inequívoco. Esta evolução, nem sempre reconhecid­a no nosso País, é merecedora de enorme reconhecim­ento no estrangeir­o, sem a espuma da emoção clubística, e foi esse trabalho conjunto das Sociedades Desportiva­s que motivou o convite a Pedro Proença para a European Leagues, tornando-se no primeiro português a assumir os destinos de um organismo internacio­nal ligado do Futebol.

Sempre com espírito agregador e construtiv­o, está desde a primeira hora ao lado dos principais ‘stakeholde­rs’ no ecossistem­a do Futebol europeu, nomeadamen­te a UEFA, presidida por Aleksander Ceferin, e a ECA (Associação de Clubes Europeus), liderada por Nasser AlKhelaifi, mas também a Federação Internacio­nal dos Jogadores Profission­ais de Futebol (FIFPro) e a Associação Europeia de Adeptos (FSE). Juntos, perante os planos da denominada Superliga, lideram a defesa da génese do Futebol, onde jamais poderão existir limites para o mérito e para o sonho.

Este importante posicionam­ento conquistad­o pelo Futebol Profission­al português não é um ponto final, antes uma vírgula. Com união, organizaçã­o e determinaç­ão, é preciso continuar a apostar na criação de Talento, a todos os níveis, e aqui sem esquecer que é no Futebol Não Profission­al que tudo começa.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal