O Jogo

Aziz acaba com a espera

O avançado ganês resolveu um jogo que se disputou quase sempre de um lado do campo: o Rio Ave segurou o controlo frente a um Casa Pia mais expectante do que atrevido

- CRISTINA AGUIAR

O Rio Ave interrompe­u uma sequência de três empates e galgou na tabela para um lugar um bocadinho mais distante do playoff de permanênci­a, para onde caiu o Casa Pia.

Acabaram-se os empates, ●●● pelo menos por agora, para as bandas de Vila do Conde. Um golo de Aziz, nos derradeiro­s minutos, catapultou o Rio Ave para fora do lugar do play-off de descida, onde está agora o Casa Pia. Foi difícil acertar

com o caminho para baliza, sendo necessária muita paciência para se ver um remate intenciona­l. O Casa Pia preferia uma postura cautelosa, dando ao Rio Ave a primazia do jogo. O problema era afinar a pontaria, até Embaló engatar a sério e começar a distribuir cruzamento­s da esquerda.

Num minuto, primeiro por João Teixeira e depois por Aziz, a bola desviou-se do golo por mero erro de calculo, num caso, e por excelente intervençã­o do guarda-redes Ricardo Batista, no outro. O Rio Ave

agarrava de vez as rédeas das operações, mas faltava-lhe um desequilib­rador na área. Aziz andava por lá, sempre em busca de oportunida­des, só que a defesa do Casa Pia também não facilitava. Costinha, em cima do intervalo, teve nos pés um golaço, mas a atirou para fora.

A tendência fazia prever que a situação teria um desfecho positivo para os locais. Mais pressionan­teeamarcar­presença no último terço, a equipa de Luís Freire reagia bem à perda da bola. O cenário era produtivo para o anfitrião, que ganhou força atacante com Leonardo Ruiz, obrigando Pedro Moreira a fortalecer o meio-campo defensivo para afastar o adversário da zona de finalizaçã­o.

Havia muito em jogo para o Rio Ave, sobretudo a perspetiva de melhorar a situação classifica­tiva e interrompe­r a sequência de três empates, ainda um deles tenha sido moralizado­r, na casa do FC Porto. O Casa Pia apenas incomodava a espaços e com pouco gás. O desfecho surgiu com um grande golo de Aziz, numa segunda bola, depois de Ruiz tentar o cabeceamen­to a um cruzamento longo de Miguel Nóbrega.

“Estivemos sempre a procurar o golo. O Casa Pia esteve muito organizado defensivam­ente, mas os jogadores tiveram paciência. Vitória foi justa”

Luís Freire Treinador do Rio Ave

“Faltou alguma tranquilid­ade com bola. Saímos de cabeça baixa em relação ao resultado, mas o espírito que demonstrar­am deixa-me confiante” Pedro Moreira Treinador do Casa Pia

 ?? ?? Aziz, que marcou o golo decisivo no segundo jogo como titular, procura aqui ganhar um duelo com Tchamba
Aziz, que marcou o golo decisivo no segundo jogo como titular, procura aqui ganhar um duelo com Tchamba

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal