O Jogo

Nona sinfonia antes do tango

FC Porto superlativ­o ganha em Valongo, chega às nove vitórias seguidas e viaja confiante para a Argentina

- MANUEL PÉREZ

Considerad­a a obra musical mais famosa da história, a 9.ª sinfonia de Beethoven comemora 200 anos, em maio, e serve, nesta entrada, para ilustrar a nona vitória seguida do FC Porto, em três competiçõe­s distintas, num ano civil invicto e antes de viajar, amanhã, para a Taça Interconti­nental, na Argentina. Teve pouca história o dérbi metropolit­ano portuense, em virtude da indiscutív­el superiorid­ade dos protegidos de Ricardo Ares, na pista de Valongo e numa tradiciona­l casa cheia.

O melhor momento da época dos azuis e brancos, prolonga-se há 66 dias e resulta num estado de graça do plantel tido, pelos experts, como o melhor do campeonato. Prova disso, foi a apresentaç­ão de um cinco inicial ligeiramen­te retocado e que logo aos 61 segundos fez o 1-0 (Ezequiel Mena), disparando para uma goleada. Mais uma, depois do 7-1 ao Benfica, há uma semana no campeonato, e o 9-0 ao Sporting de Tomar, na ronda de Champions de quinta-feira, sempre no Dragão Arena.

Aos cinco minutos, Miguel Moura esteve perto de empatar, aproveitou Carlo Di Bendetto para fazer a seguir um golo feliz, reduziu o anfitrião (João Lima, 13’) e os portistas sofriam um golo após 17 marcados consecutiv­amente nesta airosa campanha. Sem motivo para dramas. Bastou entrar em ação um rolo compressor aprimorado e seguindo um GPS que abria o caminho da eficácia. Rafa (18’ e 32’), Hélder Nunes (19’) e outra vez Di Benedetto (23’) selaram a goleada. O resto foi uma gestão alta de ritmos pela equipa que faz, amanhã, uma viagem de quase um dia para San Juan, onde sexta-feira joga as meias-finais da Taça Interconti­nental. Por cá, está agora a um ponto do segundo lugar do Sporting.

 ?? ?? Francisco Silva e Gonçalo Alves num lance em Valongo
Francisco Silva e Gonçalo Alves num lance em Valongo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal