O Jogo

EVENEPOEL QUER UM ALGARVE MAIS DURO

Belga fortaleceu a confiança com o triunfo na Clássica da Figueira e deu ideia da estratégia face a uma lista de inscritos de luxo

- CARLOS FLÓRIDO

Alinham Wout van Aert, Sepp Kuss, Tom Pidcock, Geraint Thomas e Daniel Martínez defende o triunfo de há um ano, mas a Volta ao Algarve tem mesmo assim um favorito claro: Remco Evenepoel.

A um dia do tiro de partida, em Portimão, a 50.ª Volta ao Algarve continua a apresentar uma das melhores listas de inscritos da sua história, apesar de ter trocado João Almeida, um dos três top-10 mundiais anunciados, pelo mexicano Isaac del Toro, o estreante no World Tour que já subiu a 129.º do ranking. Entre os 175 inscritos há mais de 20 corredores top-100, mas no topo de todos eles, e com franco favoritism­o, vai partir Remco Evenepoel.

“O Algarve tem de tudo: finais a subir, etapas planas, etapas montanhosa­s e um contrarrel­ógio. É por isso que adoro esta corrida, por sair dela sempre em melhor forma”, disse há dias o belga de 24 anos, na véspera do seu estrondoso triunfo na Figueira Champions Classic, após uma fuga emsolitári­ode51quiló­metros. A sua equipa, Soudal-Quick

Step, colocou um ritmo infernal que será para repetir. “Com a equipa que tínhamos não haviahipót­esesdeirpa­raosprint. Por isso tivemos de correr forte desde o início do circuito. E acho que vai ser a mesma coisa no Algarve”, revelou.

Evenepoel já conquistou a Algarvia em 2020 e 2022 – tem alinhado nos anos pares – podendo juntar-se a Belmiro Silva como único a conquistar três vezes uma corrida que foi premonitór­ia ao colocar na Fóia, em 2021, uma estátua de homenagem ao ciclista tendo o belga como modelo. “É uma prova com um significad­o importante para mim”, admitiu. Além do triunfo na Fóia que gerou a imagem famosa, Evenepoel venceu por duas vezes o contrarrel­ógio, que este ano será em Albufeira, no sábado, com 22 km.

As caracterís­ticas da Algarvia fazem de Wout van Aert e Geraint Thomas (vencedor em 2015 e 2016) os maiores rivais do belga da Soudal, pois os restantes não serão tão completos: Sepp Kuss, Tom Pidcock, Tao Geoghegan Hart, Daniel Martínez, Ben Healy e Rui Costa perdem no “crono”, Filippo Ganna e Stefan Kung na montanha.

 ?? Soudal-Quick Step ?? Remco Evenepoel impression­ou pelo domínio na Figueira “O Algarve tem uma corrida que assenta bem nas minhas caracterís­ticas e tem bastante significad­o para mim”
“É fantástico correr em Portugal. Sintome amado, é um dos meus países favoritos para correr”
Remco Evenepoel
Soudal-Quick Step Remco Evenepoel impression­ou pelo domínio na Figueira “O Algarve tem uma corrida que assenta bem nas minhas caracterís­ticas e tem bastante significad­o para mim” “É fantástico correr em Portugal. Sintome amado, é um dos meus países favoritos para correr” Remco Evenepoel

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal