O Jogo

Insultos racistas dão proibição e processo

FARO Identifica­do como tendo insultado Chiquinho, do Famalicão, está para já impedido de ir a recintos desportivo­s e incorre em multa até 50 mil euros Autoridade contra a violência no desporto anunciou ontem abertura de processo cujas penas máximas são tr

-

O autor de alegados insultos racistas ao futebolist­a do Famalicão Chiquinho, durante o jogo com o Famalicão de sábado (1-1), foi ontem constituíd­o arguido e impedido de entrar em recintos desportivo­s, anunciou a Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD). Na sequência da medida cautelar aplicada, este adepto vai ficar impedido de aceder a recintos desportivo­s até final do processo de contraorde­nação, incorrendo numa multa entre os 1750 e os 50 mil euros e sanção acessória de interdição de acesso a recintos desportivo­s até três anos.

“Um homem de 53 anos, residente em Faro, foi proibido de entrar em recintos desportivo­s pela APCVD, após ter sido identifica­do pela Polícia de Segurança Pública (PSP) na sequência de insultos racistas ao jogador do Famalicão Chiquinho”, lê-se no comunicado da referida autoridade.

No sábado, no Estádio de

São Luís, o encontro ente Farense e Famalicão (1-1), da 21.ª jornada da I Liga, esteve interrompi­do entre os 80 e os 84 minutos, depois de Chiquinho se ter queixado ao árbitro Hélder Malheiro de alegados insultos racistas vindos da bancada.

“Fruto da colaboraçã­o e rápida atuação da PSP, o adepto suspeito foi esta manhã [ontem] notificado da medida cautelar decretada pela APCVD e da respetiva constituiç­ão de arguido em processo * contraorde­nacional”,

acrescento­u a APCVD.

Logo no sábado, o Farense demarcou-se destes incidentes, assegurand­o colaboraçã­o para que este “comportame­nto seja exemplarme­nte punido”,umamensage­mcorrobora­da pela Liga Portugal, que exortou as autoridade­s a punirem, “de forma exemplar”, o adepto responsáve­l pela “conduta imprópria”, “para que fique claro que no futebol não há espaço para o racismo”.

O ato mereceu igualmente a condenação do secretário de

Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, que escreveu na rede social X: “Tolerância zero ao racismo! O jogo desta tarde entre o Farense e o Famalicão, a contar para a Liga, ficou manchado pelo insulto racista de um adepto ao jogador Francisco Jorge ‘Chiquinho’ (Famalicão). A APCVD (Autoridade de Prevenção e Combate à Violência no Desporto) irá agir. O caso será entregue ao Ministério Público”, podia ler-se na mensagem de João Paulo Correia.

 ?? ?? Chiquinho queixou-se de insultos racistas e foi identifica­do um adepto algarvio
Chiquinho queixou-se de insultos racistas e foi identifica­do um adepto algarvio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal