O Jogo

Chamada aos 500 em dúvida

Ricardo Horta segue caminhada a derrubar marcas, mas ontem ficou pelo ginásio, e é dor de cabeça

- PEDRO CADIMA

Às portas de nova barreira histórica como profission­al, gera-se o suspense se jogará hoje. Raramente forçado a parar, tem 362 jogos em Braga, a grande fatia, outros em Setúbal, Málaga e nas seleções.

Ricardo Horta falhou o treino ao ficar no ginásio a apurar a condição e subsistia, ontem, o risco impeditivo de jogar e carimbar uma marca histórica na carreira profission­al. Isso com o embrulho invejável de ter muitas outras prendas pela frente, já que os 29 anos sugerem ainda várias épocas de alto nível. Num momento importante, e até determinan­te para a equipa no que pode ser um rebuçado para a estabilida­de anímica, após despiste violento em Alvalade, e também como luz para um brilharete europeu, o extremo pisca o olho, ainda que timidament­e, aos 500 jogos como profission­al.

O criativo dos minhotos, que ainda persegue José Maria Azevedo quanto ao topo de jogos com o manto arsenalist­a, faz mira ao compromiss­o 363 pelo Braga. Na Europa, enquanto figura cimeira dos guerreiros nas últimas oito temporadas, chegará ao jogo 63, caso desbloquei­e o problema físico trazido de Alvalade, deixando para lides internas o pecúlio de outro número redondo: 300. Horta tem-se sabido motivar quando a atualidade se torna transcende­nte. Prova disso, o último golo, brilhante por sinal, na final da Taça da Liga, e a faceta de marcar sempre que o Braga conquista a felicidade de um troféu nas finais que disputa.

Em fase de maior desconfian­ça e até contestaçã­o a soprar das bancadas quanto à resposta da equipa e do treinador, o capitão reclama, por tradição, papel central e muito se espera que seja capaz de fomentar desequilíb­rios ou embelezar a noite com algum dos seus golos. Mas, subitament­e, pode desfalcar o Braga, o que, a confirmar-se, deixaria os 500 para outro dia.

 ?? ?? Ricardo Horta está às portas do jogo 500, mas ontem não treinou
Ricardo Horta está às portas do jogo 500, mas ontem não treinou

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal