O Jogo

SÓ EL TIGRE É MAIS VELOZ DO QUE EVA

GOLEADOR Rapidez com que o brasileiro tem feito golos em 2023/24 só é superada por Falcao na última época completa no Dragão

- BRUNO FILIPE MONTEIRO

O 30 portista marca a cada 93 minutos, mais cinco do que precisava o internacio­nal colombiano na época de 2010/11. De então para cá, a média de todos os avançados que representa­ram o clube passa os 100’.

Da tempestade de lesões que lhe prejudicou a época passada e e até o arranque da atual, Evanilson atravessa uma fase de bonança a todos os níveis. O brasileiro vai no oitavo jogo consecutiv­o como titular e tem capitaliza­do as oportunida­des para marcar a uma velocidade sem paralelo desde a última temporada completa de Falcao no FC Porto. Em valores arredondad­os, o atacante de 24 anos tem precisado de 93 minutos para faturar, apenas mais cinco do que El Tigre levava para “picar o ponto” na histórica época de 2010/11.

Desde então, mais nenhum avançado dos azuis e brancos foi capaz de ficar abaixo da centena de minutos. E pelo clube passaram alguns que com o tempo foram despertand­o um sentimento de saudade nos adeptos. Jackson Martínez terá sido, porventura, o maior e, mesmo assim, fica atrás de Evanilson neste comparativ­o. A temporada em que Cha Cha Chafoim ais rápido a acertar no alvo foi precisamen­te na de despedida do Dragão, quando disparou a contar a cada 110 minutos. As melhores épocas de Aboubakar (114’ em 2017/18) e de Soares (120’ em 2016/17) completam este top 5, embora o registo de Tiquinho seja acompanhad­o por um asterisco pelo facto de o brasileiro só ter chegado ao FC Porto em janeiro. Assim, se a análise for limitada somente a temporadas completas, esse lugar seria preenchido por Taremi (123’ em 2022/23).

Restam, por isso, poucas dúvidas sobre a capacidade de Evanilson para render sem um parceiro declarado no ataque, até porque o período áureo do avançado em 2023/24 surgiu, precisamen­te, quando Sérgio Conceição se viu privado de Taremi e avançou com uma mudança de sistema no FC Porto. O rendimento elevado do brasileiro até o colocou no radar do novo comandante da seleção canarinha, Do rival Júnior, cuja convocatór­ia para osp articulare­s agendados para março com Espanha e Inglaterra está ao virar da esquina. E continuand­o assim, será uma enorme surpresa se “Eva” não tiver a oportunida­de de se mostrar.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal