O Jogo

Chaínho põe as fichas na “bússola” Eustáquio

Alan Varela é dúvida para a receção de amanhã ao E. Amadora e o antigo médio, que passou por dragões e tricolores, vê o luso-canadiano como a opção certa para render o argentino

- FRANCISCO SEBE

Camisola 6 “tem mais jogos, mais minutos e entende na perfeição o timing de saída à pressão”, sustenta o ex-jogador do FC Porto. Prioridade de Conceição será sempre “o equilíbrio”, aponta.

●●● Os problemas musculares apresentad­os por Alan Varela na sequência do jogo com o Arouca colocam um ponto de interrogaç­ão em torno da disponibil­idade do argentino para a receção de amanhã ao Estrela da Amadora. Perante essa eventual ausência, Sérgio Conceição poderá ver-se obrigado a ensaiar uma alternativ­a, com Stephen Eustáquio e Grujic na linha da frente para assumirem a vaga ao lado de Nico González. O JOGO confrontou Chaínho com esta problemáti­ca e, aos olhos do antigo médio dos dragões, há poucas dúvidas quanto à opção a tomar. “Tanto um como outro são opções credíveis, mas a escolha deve recair sobre o Eustáquio. Tem mais jogos, mais minutos, entende na perfeição o timing de saída à pressão. Funciona como uma bússola”, justifica o ex-jogador, que também represento­u o Estrela.

A dupla Nico-Eustáquio, aliás, já ganhou rodagem na partida de Arouca, após a saída de Varela, aos 42 minutos. Os dois atuaram em conjunto 365’ na época em curso e Chaínho reconhece-lhes capacidade para cumprirem a premissa “fundamenta­l” de nivelar a equipa. “Acima de tudo, o Sérgio [Conceição] quererá dar equilíbrio à equipa. É fundamenta­l manter essa premissa. Não interessa ter dois jogadores mais ofensivos naquela zona do terreno. Ali é preciso equilibrar, fortalecer a disputa de bola. Há outros jogadores que podem fazer a diferença atacante noutros lugares. Ali, interessa ter equilíbrio defensivo e tanto o Nico como o Eustáquio são perfeitame­nte capazes disso”, sublinha o agora comentador.

Lançando um olhar mais geral sobre o estado da equipa após a derrota em Arouca, Chaínho não encontra motivo para alterações mais profundas. “Contra o Rio Ave, o FC Porto teve uma performanc­e boa, mesmo sem conseguir marcar. Arouca foi menos conseguido e o próprio Sérgio admitiu isso. Não é por um jogo que se vai mudar tudo. O FC Porto vai jogar em casa, mas o importante não é quem joga ou deixa de jogar, nesta fase é conquistar pontos. O campeonato está difícil para o FC Porto, mas ainda falta muito”, remata o antigo médio, não descartand­o os dragões da luta pelo título.

“No meio-campo interessa ter equilíbrio e fortalecer a disputa de bola”

Chaínho

Ex-jogador do FC Porto

 ?? ?? Eustáquio é apontado por Chaínho como o principal candidato a render Varela se este não recuperar ou for poupado
Eustáquio é apontado por Chaínho como o principal candidato a render Varela se este não recuperar ou for poupado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal