O Jogo

A Europa é do leão e Portugal também

Rúben Amorim atravessa um segundo estado de graça em Alvalade, Roger Schmidt continua a passar por entre os pingos da chuva na Luz e Artur Jorge parece estar por um fio em Braga.

- Vítor Santos vitor.santos@ojogo.pt

Odia tinha tudo para ficar marcado por um bom arranque das equipas portuguesa­s nesta segunda fase da campanha europeia, mas apenas o Sporting passou com distinção, o que não augura nada de positivo para o futebol português no que ao ranking UEFA diz respeito. Nesta fase da temporada, os leões já pouco têm a provar. Mesmo assim, venceram com uma exibição personaliz­ada, apresentan­do a frescura física e mental que parece faltar a Benfica e Sporting de Braga. É por isso que também dominam na frente interna.

Os encarnados parecem nadar em dinheiro, o que lhes permite ter bons jogadores, mas estão longe de traduzir esta vantagem em campo. Na receção ao Toulouse, mais uma exibição pobre, positivo mesmo só uma vitória caída do céu, já no período de compensaçã­o. Dois golos de grande penalidade foi tudo o que o Benfica conseguiu. Pior do que não marcar é a equipa estar a léguas do que produziu na época passada em termos de qualidade de jogo. O Toulouse luta para escapar à descida em França, estávamos perante o jogo mais desequilib­rado – é o que diz o ranking – do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa, as águias tinham obrigação de mostrar mais alguma coisa. Roger Schmidt continua satisfeito e sorridente, as bancadas nem tanto…

Em Braga, pior ainda, porque o sonho europeu esfumou-se numa noite de pesadelo. Nos últimos dois jogos, a frágil defesa dos minhotos concedeu nove golos. Se os alarmes não estavam já ligados, dispararam agora com estrondo. Ou Artur Jorge os desativa rapidament­e, ou não há presidente que o segure.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal