O Jogo

QUALIDADE RECONHE CIDA

INGLATERRA Distinção de Jogador do Mês da Premier League para Diogo Jota foi a sétima para portuguese­s desde janeiro de 2020 Sem prémios O estranho caso do “esquecido” Bernardo

- BRUNO VENÂNCIO

Nos últimos quatro anos, Portugal foi o país com mais prémios a seguir aos ingleses: sete. Desde janeiro de 2000, só futebolist­as de Inglaterra e França foram agraciados em mais ocasiões.

O primeiro Jogador do Mês da Premier League em 2024 é português. Diogo Jota foi o merecedor da distinção pela primeira vez na carreira, depois dos três golos e duas assistênci­as que registou nos três jogos realizados no primeiro mês do ano, acentuando ainda mais a influência lusa no campeonato inglês: desde janeiro de 2020, só Inglaterra recebeu mais vezes este prémio – 14, contra sete de Portugal (Bruno Fernandes foi eleito por quatro vezes e Cristiano Ronaldo por duas antes de Jota).

O CR7, de resto, foi quem começou a marcar a diferença para as cores portuguesa­s nestas distinções, concedidas através de uma combinação de votos de um painel de especialis­tas, do capitão de cada clube e ainda dos adeptos no sítio oficial da competição na Internet. Eleito como Jogador do Mês pela primeira vez em novembro de 2006, o capitão da Seleção Nacional repetiria a distinção por mais três ocasiões na primeira passagem pelo Manchester United, que terminou no verão de 2009, e duas na segunda, entre 2021 e 2022.

Além de Cristiano Ronaldo, também Deco (uma vez) e Bruno Fernandes (as quatro já mencionada­s) foram agraciados. Desde janeiro de 2000, jogadores portuguese­s foram premiados em 12 ocasiões, tantas quantas as de França; mais, teve apenas Inglaterra, por motivos óbvios (90), e os Países Baixos (14), que têm uma estreita ligação ao futebol inglês já desde o início da Premier League com este nome e formato, em 1992/93.

Na contabiliz­ação total, de resto, só mesmo esses três países foram mais vezes premiados do que Portugal: Inglaterra por 116 ocasiões, França por 17 e Países Baixos por 16. Uma demonstraç­ão clara do papel determinan­te que os jogadores lusos têmdesempe­nhadonofut­ebol inglês nas últimas duas décadas - e que se manifesta também de outras formas, como é exemplo Bernardo

Indiscutiv­elmente um dos futebolist­as portuguese­s mais marcantes na era Premier League, Bernardo Silva é um dos casos mais flagrantes de um jogador de monta numa equipa de topo que nunca recebeu a distinção de Jogador do Mês - isto numa competição que já conquistou por cinco ocasiões e sempre com papel determinan­te, como se pode atestar pelos elogios recorrente­s do seu técnico, Pep Guardiola, desde que chegou ao Manchester City, no verão de 2017. Nesse período, foram dez as ocasiões em que atletas dos citizens foram eleitos: Aguero (três), Sterling, Gundogan, Haaland (duas) e Sané (uma).

Quarteto: Diogo Jota juntou-se a Ronaldo, Bruno Fernandes e Deco na lista

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal