O Jogo

Wout Van Aert tirou alegria a Rui Oliveira

Belga da Visma-Lease a Bike levou a melhor sobre o português da UAE Emirates na terceira etapa da Volta ao Algarve, marcada pela desistênci­a forçada de Rui Costa

- CATARINA DOMINGOS

Etapa ao sprint em Tavira não mexeu com a geral, pertencend­o a amarela a Martínez (BORA), antes do contarreló­gio em Albufeira. Hoje, os olhos estão postos em Remco Evenepoel (Soudal-Quick Step).

A espera para ter um português a vencer uma etapa da Volta ao Algarve, a contar desde 19 de fevereiro de 2017, quandoAmar­oAntunestr­iunfou no Malhão, vai continuar, depois de ontem, na terceira tirada da 50.ª edição, Rui Oliveira (UAE Emirates) ter visto o êxito escapar por escassos centímetro­s. Após os 192,2 quilómetro­s que separaram Vila Real de Santo António e Tavira, o gaiense foi batido pelo belga Wout van Aert (Visma-Lease a Bike), que, de véspera, se mostrava desinteres­sado em lutar por vitórias ao sprint. Apesar de se ir conformand­o e afirmar que “não podia perder para um ciclista melhor”, um dos monstros da modalidade e com nove vitórias na Volta a França, Oliveira acabou desolado, consciente de que “hoje [ontem] era o dia”. Fica o sabor de somar o segundo melhor resultado diante de equipas World Tour, numa jornada ensombrada pelo abandono de Rui Costa.

Formada aos 8 km, a fuga esteve a cargo das equipas nacionais, até com a presença de Frederico Figueiredo (SabgalAnic­olor), dividindo-se o grupo dos escapados em dois,à passagem pela terceira categoria em Faz Fato. Miguel Salgueiro, da anfitriã AP Hotels-Tavira, foi o último a ser absorvido pelo pelotão, a 12 km do fim, merecendo a distinção de combativo do dia.

Uma queda a 500 metros da meta não impediu o desfecho ao sprint, pecando Gerben Thijssen (Intermarch­é Wanty), vencedor em Lagos, no dia inaugural, por se lançar demasiado cedo, levando Wout Van Aert a aproveitar. “Foi uma decisão de última hora. A determinad­a altura vi-me na frente com a equipa e pensei: ‘porque não?’”, justificou o corredor de 29 anos, forte ao sprint, nas clássicas e com pedalada para desafiar Evenepo el no crono de hoje.

“A determinad­a altura vi-me na frente com a equipa e pensei: ‘porque não?’” Wout Van Aert Ciclista da Visma-Lease a Bike

 ?? ?? Wout Van Aert (primeiro à esquerda) bateu Rui Oliveira (primeiro a contar da direita) por centímetro­s
Wout Van Aert (primeiro à esquerda) bateu Rui Oliveira (primeiro a contar da direita) por centímetro­s
 ?? ?? Rui Costa é assistido após a queda
Rui Costa é assistido após a queda

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal