O Jogo

Más e boas venturas

- A jogar Fora Jaime Cancella de Abreu

1Não conheço nem sequer alguma vez me cruzei com César Boaventura. Tudo o que sei é o que sobre ele vai aparecendo há anos no espaço público – e não é de molde a poder considerá-lo um exemplo de virtudes. Um dos maiores erros de Luís Filipe Vieira foi dar-se com gente desta, muito pouco recomendáv­el, que nada de bom poderia alguma vez trazer à imagem do clube.

2

Não vou pegar na incoerênci­a e nas contradiçõ­es dos testemunho­s que suportaram a condenação de Boaventura – isso será certamente ajuizado em sede de recurso. Interessa-me por agora lembrar – e relevar – que as inúmeras escutas feitas a Luís Filipe Vieira ou os milhões de emails roubados ao Benfica jamais provaram que o clube comprou um campeonato, um jogo, um golo sequer. (Algum outro clube foi sujeito a tamanho escrutínio?) Mais: nem através da truncagem de emails conseguira­m construir uma narrativa, ou uma ficção, que levasse a concluir que o Benfica tinha adulterado a verdade desportiva.

3

Há por aí muitos anjinhos que não entendem como é que a SAD do Benfica não foi acusada no processo de Boaventura. Pois eu tenho muito mais dificuldad­e em entender como é que perante escutas do Apito Dourado como as que ouvimos ao presidente da SAD do FC Porto a mesma não foi acusada. Por outro lado, todos conhecemos a história de Paulo Pereira Cristóvão no caso Cardinal – e segue a pergunta: não escapou a SAD leonina a qualquer acusação nesse processo? O clube de Alvalade esqueceu-se, ou convenient­emente esqueceu-se, que foi seu o único presidente a reconhecer publicamen­te a compra de árbitros? Ou que Paulo Pereira Cristóvão, mais uma vez no exercício do cargo de vicepresid­ente do clube, foi condenado num outro processo por corrupção ativa pela obtenção de dados pessoais, patrimonia­is, bancários e fiscais de 196 árbitros de futebol através de “toupeiras” que tinha nas finanças? Para que queria todos aqueles dados? Foi a Sporting SAD acusada?

4O Sporting não conseguiu – e jamais conseguirá – engolir a perda do campeonato de 2015/16 para o Benfica. Acontece que com a mesma competênci­a com que colocou a equipa a jogar bom futebol, Jorge Jesus, de ego exacerbado como nunca, foi, com as ofensas dirigidas a Rui Vitória, o responsáve­l pela união de toda a família benfiquist­a – estrutura, equipa técnica, jogadores e adeptos.

As inúmeras escutas a Luís Filipe Vieira ou os milhões de emails roubados ao Benfica jamais provaram que o clube comprou um campeonato, um jogo, um golo sequer

E fê-lo a um ponto tal que nos catapultou para a conquista de um título a dada altura considerad­o impossível. Acontece, ainda, que o que resulta do processo de Boaventura é que os jogadores foram aliciados mas não aceitaram esse aliciament­o – onde está, então, o resultado adulterado que contribuiu para o título do Benfica?

5

É muito bom poder fechar esta crónica com um apontament­o tão positivo: Diogo Ribeiro, duplo campeão mundial com apenas com 19 anos, é já o maior nadador português de sempre. Até onde poderá chegar? Venham os Jogos Olímpicos!

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal