O Jogo

“TENHO 1, 76 METROS E NÃO SALTO MUITO...”

Primeiro golo de Guga numa liga profission­al, apontado ao V. Guimarães e dedicado ao avô, surpreende­u-o por ter sido de cabeça, mas confirma sinais de cresciment­o

-

Aos 20 anos, é o lateral direito desta faixa etária com mais jogos na I Liga e, também por isso, está já no radar de Rui Jorge para uma futura chamada à Seleção Nacional de sub-21, a ambição que se segue.

HÉLIO NASCIMENTO

Marcar um golo, ainda por ●●● cima o primeiro numa liga profission­al, é naturalmen­te sinónimo de felicidade. E Guga não esconde esse sentimento, sorrindo a todo o momento quando recorda a cabeçada vitoriosa e também quando fala da época, na qual tem surgido, amiúde,noonzetitu­lardePaulo­Sérgio. Para quem atuava nos sub23 há um ano, o caso não é para menos. “Foi uma noite marcante, que me encheu de felicidade, inclusive pelo que aconteceu durante a semana”, diz o lateral direito, aludindo ao faleciment­o do avô paterno. “Deu-me mais força e dediquei-lhe o golo”, prossegue. Depois, nova mostra de enorme satisfação. “É algo especial na minha vida, até por se tratar do primeiro golo na I Liga” reforça. Ter sido de cabeça surpreende­u-o. “Tenho 1,76 metros e não costumo muito saltar à bola naquela zona”, atira, largando outra gargalhada. “Quando cabeceei, senti que a bola ia entrar. Estava confiante; tinha entrado com garra e vontade. O Hélio cruzou, conheço-o bem dos sub-23, e fui com tudo. Eu é que o costumo assistir, agora foi o contrário.”

Guga, Gonçalo Moura Oliveira de nome completo, fez a formação no Alverca, tem 20 anos e contrato até 2028. Brilhou nos sub-23 e Paulo Sérgio deulhe uma oportunida­de. “Estou muitoconte­nteecadave­zmais confiante. A saída do Moufi do plantel ajudou, mas fiz uma boa pré-época e esforcei-me sempre por agradar”, sublinha o jovem, que leva 18 jogos, com um golo e uma assistênci­a. “Às vezes jogo eu, outras o Igor, e posso dizer que somos bons

“O Hélio cruzou, conheço-o bem dos sub-23, e fui com tudo. Eu é que o costumo assistir, agora foi o contrário”

amigos. Tenho coisas que ele não tem e vice-versa e o míster vai adaptando essas caracterís­ticas,transmitin­doconfianç­a”, comenta.

Voltando ao golo e ao jogo com o V. Guimarães (1-1), Guga considera que o empate dá alento, porque mostrou um “grupo unido e com garra, que foi sempre às bolas”, apesar da desvantage­m. “Entrámos desligados, mas melhorámos e a atitude que nos caracteriz­a ajudou a conquistar um ponto”.

“Tenho coisas que ele [Igor Formiga] não tem e vice-versa” Guga Jogador do Portimonen­se

 ?? ?? Guga já leva 20 jogos esta época, 16 deles na I Liga e dois ainda pelos sub-23
Guga já leva 20 jogos esta época, 16 deles na I Liga e dois ainda pelos sub-23

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal