O Jogo

Balão de oxigénio nas contas do Dragão

- Jorge.maia@ojogo.pt

Lucro de 35 M€ no primeiro semestre e garantia de capitais próprios positivos no fecho do exercício são boas notícias para o FC Porto, seja quem for o presidente depois das eleições de abril.

1A SAD do FC Porto apresentou contas positivas em 35 milhões de euros e a garantia de conseguir capitais próprios positivos assim que o prémio de acesso aos “oitavos” da Liga dos Campeões entre na contabilid­ade, o que acontecerá no terceiro trimestre de 2023/24. Mais, apresentou finalmente o acordo para a modernizaç­ão do Estádio do Dragão, que deverá garantir entre 60 e 70 milhões de euros que, segundo Fernando Gomes, também entrarão diretament­e para os capitais próprios da SAD. Será um claro exagero dizer que tudo está bem nas finanças do clube, desde logo consideran­do o passivo de 513 milhões de euros, mas é inegável que Pinto da Costa cumpriu a promessa que constituía uma das três condições para avançar com a recandidat­ura à presidênci­a. Para um leigo em finanças, da apresentaç­ão de ontem resultam, ainda assim, duas preocupaçõ­es. A primeira, o peso que a participaç­ão na Liga dos Campeões tem nas contas e que, atendendo à classifica­ção atual do campeonato, pode estar em risco na próxima temporada. A segunda, o risco que, pelos vistos, as operações com clubes árabes representa em termos de previsibil­idade, consideran­do a “desorganiz­ação da estrutura administra­tiva e financeira” que complica o desconto dos valores negociados junto dos bancos. Afinal, o El Dorado apresenta alguns 2 sinais de ferrugem.

Consta que foi Abraham Lincoln quem disse que é melhor ficar calado e deixar toda a gente pensar que se é idiota do que falar e acabar com as dúvidas. José Eduardo Moniz optou pela segunda hipótese.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal