O Jogo

Arsenal nunca sorriu na Invicta

Dragões saíram vitoriosos em dois dos três duelos “caseiros” que travaram com o adversário de hoje

- FRANCISCO SEBE

Na condição de anfitriões, os portistas têm um saldo positivo contra equipas inglesas: oito vitórias, oito empates e seis desaires. United e Chelsea também tombaram duas vezes.

É sabido que o histórico do FC Porto nas eliminatór­ias contra equipas inglesas não é favorável aos dragões, mas, contabiliz­ando apenas os jogos em casa, o caso muda de figura. Em 22 jogos oficiais como anfitrião, o emblema azul e branco saiu vitorioso de oito, empatou outros oito e perdeu seis. Uma cifra equilibrad­a, mas, ainda assim, positiva para os portistas. Contra o adversário de hoje, então, o registo é ainda mais sorridente. Nas três receções anteriores aos “gunners”, o FC Porto venceu duas e em épocas consecutiv­as, já depois de um 0-0 inaugural, na fase de grupos da Liga dos Campeões 2006/07. Em 2008/09, na mesma etapa da prova milionária, Bruno Alves e Lisandro López carimbaram um triunfo por 2-0. Na campanha seguinte, na primeira mão dos “oitavos”, Silvestre Varela e Falcao anularam um golo de Sol Campbell (2-1) para colocarem os dragões na frente da eliminatór­ia.

O problema veio depois. Em 2009/10, o FC Porto, então orientado por Jesualdo Ferreira, entrou no Emirates em “vantagem”, mas a segunda mão transformo­u-se num pesadelo.

A jogar em casa, o Arsenal venceu por 5-0, com exibição de luxo do dinamarquê­s Bendtner, autor de um “hat-trick”.

Remetendo para o balanço global dos dragões a jogar em casa contra ingleses, a verdade é que a última vitória remonta a 2016, na etapa inicial da Champions, sobre o Leicester (5-0). Desde então, já com Sérgio Conceição ao leme, averbaram derrotas contra Liverpool (três vezes) e Chelsea (na verdade, foi em campo neutro), bem como um empate com o City. Esta noite, o treinador vai tentar quebrar a malapata.

 ?? ?? Bruno Alves fez um dos golos do triunfo de 2008/09
Bruno Alves fez um dos golos do triunfo de 2008/09

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal