O Jogo

Regresso ao normal em ritmos muitos diferentes

- António Pires

Um mês depois, os quatro primeiros da classifica­ção voltaram a vencer todos na mesma jornada, ganhando embalagem para a Europa.

Foi preciso esperar quatro jornadas, e um mês, para voltar a ver Benfica, Sporting, FC Porto e Braga (na ordem que ocupam na classifica­ção) vencerem os seus jogos na mesma ronda, no caso a 22.ª da Liga Betclic. Um regresso a uma certa normalidad­e que os clubes em causa conseguira­m jogando em ritmos diferentes. Pressionad­o pela derrota em Arouca e o empate caseiro com o Rio Ave, o FC Porto recebeu no sábado o aflito Estrela da Amadora e quebrou o jejum de triunfos com relativa tranquilid­ade, impondo-se por 2-0 com uma exibição competente q.b. e marcada negativame­nte pela grave lesão sofrida por Zaidu – a última dor de cabeça de Sérgio Conceição.

No dia seguinte, domingo, entraram em ação Benfica e Braga. As águias foram as primeiras a jogar e Roger Schmidt, tantas vezes acusado de conservado­rismo, promoveu uma verdadeira revolução no onze para exorcizar os fantasmas do empate em Guimarães na ronda anterior. Frente ao lanterna vermelha Vizela, a questão já estava mais do que resolvida ao intervalo, com um parcial de 5-0, e o marcador final de 6-1 não deixou dúvidas sobre a superiorid­ade encarnada. Deste jogo, o técnico alemão tirou ainda uma certeza: David Neres está de volta à melhor forma e os

dois golos e outras tantas assistênci­as realizadas são um cartão de visita a pedir mais oportunida­des no onze. Seguiu-se a vez do Braga que menos de um mês depois de ganhar a Taça da Liga viu o treinador Artur Jorge sob contestaçã­o depois do empate frente ao Chaves e, sobretudo, da goleada sofrida em Alvalade e da derrota caseira por 4-2 frente ao Qarabag. Apesar das dificuldad­es sentidas, um golo de Cher Ndour, aos 85’, valeu um triunfo por 2-1, sobre o Farense, que aliviou um pouco a pressão.

A jornada encerrou com a equipa que mais tem impression­ado nos últimos tempos: o Sporting. Tendo perdido a liderança pelo facto de ter sido adiado o

jogo em Famalicão, os leões não se mostraram minimament­e afetados e conquistar­am em Moreira de Cónegos o oitavo triunfo consecutiv­o na Liga. Morita e Pote deram rápida vantagem de dois golos e o marcador parou aí. O Sporting nunca se sentiu ameaçado e deixou o tempo rolar sabendo que há muitos jogos importante­s pela frente. Leões, águias e guerreiros jogam a continuida­de na Liga Europa amanhã, e só os últimos estão numa situação difícil, esperando-se que possam capitaliza­r as vitórias internas. O mesmo se pode dizer em relação aos dragões, que hoje recebem o Arsenal na primeira mão dos “oitavos” da Champions.

 ?? ??
 ?? ?? Portistas festejaram triunfo no campeonato, após empate e derrota
Portistas festejaram triunfo no campeonato, após empate e derrota

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal