O Jogo

“90 minutos para mostrar que merecemos continuar”

ROGER SCHMIDT Técnico quer provar a ambição de prosseguir na Liga Europa, apesar de esperar muitas dificuldad­es

-

Treinador lembra que os encarnados atravessam uma fase positiva, mas admite que ainda há muito a melhorar. Para hoje, quer uma equipa equilibrad­a e focada para passar à próxima fase. RITA DA SILVA VIEIRA

Roger Schmidt espera ●●● um Toulouse ambicioso e focado em tentar passar à próxima fase, como se viu no jogo da primeira mão na Luz. Para contrariar essa intenção, o treinador alemão quer que os encarnados joguem hoje, às 17h45, ao seu melhor nível, com um futebol ofensivo e intenso. Garantindo que o objetivo é ir o mais longe possível na Liga Europa, o técnico quer pensar eliminatór­ia a eliminatór­ia, lembrando que os encontros europeus são sempre um grande desafio.

Espera que o Toulouse entre com intensidad­e nos primeiros 20 minutos?

—Espero um jogo difícil e complicado. Um encontro da segunda mão é sempre diferente dos outros porque ambas as equipas sabem que assim que o jogo terminar há uma decisão definitiva: ou continuas ou estás fora das competiçõe­s europeias. É isso que torna estes jogos da segunda mão tão especiais. É claro que nós estamos muito motivados para continuarm­os na competição, mas o Toulouse também vai estar. Tendo em conta que vencemos o primeiro jogo em nossa casa e que agora jogamos fora, isso vai alterar a abordagem que o nosso adversário vai ter para este jogo porque, afinal de contas, o Toulouse precisa de pelo menos um golo para continuar. Veremos se vão tentar arriscar mais desde o início. O que nós vamos tentar fazer é acreditar em nós mesmos, tentar jogar o nosso futebol. Queremos jogar um futebol de ataque. Temos 90 minutos para mostrarmos que merecemos continuar nesta competição. Estamos preparados para o jogo. Agora teremos que esperar por amanhã [hoje] e disputar a partida.

No final do jogo com o Toulouse, Otamendi disse que faltou intensidad­e, é isso que vão mudar?

—Vamos ver. Acho que o que o Nico [Otamendi] quis dizer é que se jogarmos com intensidad­e e um futebol mais proativo estaremos sempre mais perto de mostrarmos o nosso melhor futebol. Eu acho que estivemos bem na primeira mão, mas podemos sempre melhorar e o último domingo [frente ao Vizela] foi um bom exemplo disso. Se jogarmos com muita intensidad­e, com muitas transições e dinâmicas no nosso jogo, mostramos que podemos também criar muitas ocasiões de golo e manter o jogo sempre longe da nossa baliza e da nossa defesa. Existe potencial para fazermos melhor as coisas. Temos estado bem e estamos a atravessar uma boa fase, o suficiente para ganharmos jogos. Penso que amanhã [hoje] será necessária uma abordagem muito equilibrad­a, tanto para defendermo­s de forma eficaz, como também para mostrarmos as nossas armas no ataque. Fazer golos influencia sempre a história do jogo e nós queremos marcar golos para provocar esse efeito. Essa será a nossa tarefa para amanhã [hoje].

A Liga Europa é vista como uma competição prioritári­a?

—Eu vejo todas as competiçõe­s como prioritári­as. Mas é claro que ocampeonat­oé sempre oobjet ivo prioritári­o para qualquer equipa, especialme­nte quando lutas por títulos. Mas é como eu já disse anteriorme­nte, quando estamos inseridos numa competição tentamos sempre dar o nosso máximo para jogarmos o melhor que pudermos para vencê-la. Nos jogos a eliminar ou até mesmo eliminatór­ias da Taçaéc la roque asituaçãoé totalmente diferente, até porque se perdes um jogo pode significar­des de logo uma eliminação. Neste ti pode competiçõe­s é fundamenta­l manter o foco a cada eliminatór­ia que passa. É um pouco como o Trubin disse [ver página 16]: não vou ter outra resposta para si nas próximas quatro ou cinco rondas. Estamos completame­nte focados no jogo de amanhã [hoje]. Essa éanoss atarefa. Não será um jogo fácil até porque não existem, não importa onde quer que jogues. Os jogos internacio­nais são sempre difíceis. Eles têm qualidade, merecem estar numa competição europeia. Amanhã [hoje] teremos apenas que mostrar que merecemos continuar na prova e na próxima ronda o mesmo.

“Nós estamos muito motivados para continuarm­os na competição, mas o Toulouse também vai estar”

“Existe potencial para fazermos melhor as coisas. Temos estado bem e estamos a atravessar uma boa fase”

Roger Schmidt Treinador do Benfica

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ?? Treinador dos encarnados assegura que o campeonato é prioritári­o em comparação com a Liga Europa, mas não desiste de tentar ir o mais longe possível. Para isso, espera colocar em campo um “futebol de ataque”
Treinador dos encarnados assegura que o campeonato é prioritári­o em comparação com a Liga Europa, mas não desiste de tentar ir o mais longe possível. Para isso, espera colocar em campo um “futebol de ataque”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal