O Jogo

Liga Europa rima com êxito

Águia não sofreu derrotas e até se apurou sempre nos jogos em França no novo formato da prova

- VÍTOR RODRIGUES

Desde 2009/10, águias visitaram terras gaulesas para a mesma prova de hoje por três vezes. Venceram em Bordéus e Marselha e só permitiram um empate na visita a Paris, diante do colosso PSG.

O Benfica volta hoje a França para discutir o apuramento para os oitavos de final da Liga Europa, prova que se viu na contingênc­ia de ter de disputar depois da queda da fase de grupos da Liga dos Campeões. O nome do adversário já dava uma vantagem teórica, o triunfo no jogo da primeira mão, na Luz (2-1), potenciou as probabilid­ades e até o historial encarnado dá um empurrãozi­nho ao objetivo benfiquist­a. Desde que foi lançado o atual formato da segunda prova da UEFA, em 2009/10, os encarnados não conheceram ainda o amargo sabor da derrota em terras gaulesas.

A amostra é reduzida, foram três as visitas benfiquist­as a um país de forte emigração portuguesa e que hoje deverá tentar empurrar o Benfica para o êxito. Nos três jogos, as águias brindaram à vitória em Bordéus (3-2) – tinham vencido na Luz por 1-0 –, acenderam as luzes do apuramento em Paris,comoPSG(1-1)–tinham triunfado em casa por 2-1 – e arrancaram o triunfo e passagem, com limpeza, em Marselha (2-1) – depois do 1-1 na primeira mão. Todas as partidas eram referentes aos oitavos de final, tendo o Benfica chegado à final na primeira (2012/13), às meias-finais na segunda (2010/11) e aos “quartos” na terceira (2009/10).

Os dados históricos estão lançados e a estes junta-se o triunfo, ainda que arrancado a ferros, na Luz, com um bis de Di María (aos 67’ e... 90’+8’) da marca da grande penalidade e permitir uma reviravolt­a no marcador (Desler havia marcado aos 75’), perante umToulouse que, desde 2009/10, fez seis jogos em casa na prova, tendo perdido apenas um e vencido três, sempre pela margem mínima.

DEPOIS DO 2-1 NA LUZ, COM BIS DE DI MARÍA, A DERROTA POR 1-0 OBRIGA A PROLONGAME­NTO, EMPATE OU VITÓRIA DÃO “OITAVOS”

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal