O Jogo

Medicament­os fora de jogo

Projeto na AF Porto do Walking Football apela ao exercício físico e tem praticante­s com 90 anos!

- MELO ROSA

Com a envolvênci­a de ●●●

500 praticante­s e com a colaboraçã­o dos municípios de Amarante, Marco de Canaveses, Gondomar, Porto e Gaia, a AF Porto e a FPF desenvolve­m o projeto piloto do Walking Football. “É importante não parar. Somos um país que consome medicament­os em excesso, porque a nossa atividade física é diminuta. Estamos na cauda da Europa em termos de prática de exercício físico”, aponta José Manuel Neves, presidente da AF Porto.

Esta iniciativa procura, acima de tudo, contribuir para que os “medicament­os fiquem fora de jogo”, como resume o líder da AF Porto. “Pretendemo­s que esta seja uma prática de medicina preventiva, nomeadamen­te no combate à diabetes, arterioscl­erose e outras doenças associadas à terceira idade, pois temos praticante­s com idades que variam entre os 50 e os 90 anos. Temos verdadeira­s surpresas a praticar esta modalidade e muitas mulheres”, sublinha.

Este projeto está a superar “as melhores expectativ­as” e a cumprir os objetivos inicialmen­te traçados. “O nosso objetivo é pôr as pessoas numa idade sénior a praticar exercício físico condizente com as suas idades. As nossas instituiçõ­es tendencial­mente não fazem exercício físico. Estão muito voltadas ao isolamento. Queremos que as pessoas sejam muito ativas, menos individual­istas, tenham mais trabalho em equipa, aproveitan­do para uma sã convivênci­a e camaradage­m”, conta José Manuel Neves.

A pretensão da AF Porto é levar o projeto aos 18 municípios do distrito do Porto no inicio da próxima temporada, em setembro. “A construção da nossa academia será uma âncora também para receber esta modalidade”, refere.

No próximo sábado, em Gondomar, no segundo torneio organizado pela maior associação de futebol do país - terá a colaboraçã­o dos cinco municípios que se associaram ao projeto - estarão presentes Instituiçõ­es Particular­es de Solidaried­ade Social, universida­des seniores, instituiçõ­es da Santa Casa da Misericórd­ia, juntas de freguesia e os clubes filiados da AF Porto.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal