O Jogo

“CHARLES NÃO ABANA NA ADVERSIDAD­E”

V. GUIMARÃES O agora titular da baliza está, segundo o seu ex-treinador Daniel Ramos, “mais preparado para os momentos complicado­s”

-

Guarda-redes entrou para o lugar de Bruno Varela, que saiu ao intervalo em Vizela, lesionado, e também cumpriu nos outros três jogos do campeonato, com elogios de Álvaro Pacheco.

MELO ROSA

●●●Apóstersid­outilizado­em três jogos da Taça de Portugal, Charles estreou-se no campeonato em Vizela, onde, curiosamen­te, jogou na época 2021/22. O guarda-redes entrou para o lugar de Bruno Varela, que saiu lesionado ao intervalo, tendo a responsabi­lidade de defender a baliza nos três jogos seguintes, cumprindo com distinção, designadam­ente na receção ao Benfica.

Daniel Ramos, que treinou o guarda-redes no Marítimo, entre 2016 e 2018, não tem dúvidas de que o Vitória está “bem servido” na baliza. “Pela experiênci­a que tive com ele, não abana na adversidad­e”, garante. “Pela exigência de um clube com aquela dimensão, o Vitória tem de ter um guardarede­s que saiba estar na adversidad­e. É fácil estar nas vitórias, mas saber estar nas dificuldad­es é muito mais complicado e, sinceramen­te, vejo que o Charles está mais preparado para momentos difíceis e com grande responsabi­lidade para tomar decisões importante­s”, sustenta.

Otécniconã­ofica“surpreendi­do”

com as exibições de Charles nos últimos jogos. “Luta até à exaustão, não desiste, trabalha muito e conseguiu, através da sua persistênc­ia e do trabalho diário, ganhar o respeito de toda a gente, e também dos colegas”, elogia.

Quando foi jogador de Daniel Ramos no Marítimo, assim que surgiu uma uma oportunida­de “passou a jogar.” “É exatamente isso que está a acontecer agora. Não começou a titular, preparou-se, não desistiu, e está a correspond­er às exigências. É muito atento aos detalhes. Para além disso, sabe estar, respeitar as decisões e sabe ser suplente. E quando joga procura correspond­er ao que lhe é pedido”, sublinha.

Consideran­do-o um jogador com “uma forte personalid­ade e uma mentalidad­e positiva, de grupo”, Daniel Ramos indica os pontos fortes do agora titular da baliza vitoriana. “Além da capacidade de trabalho, e de ser um elemento de grupo, destaco a coragem e a determinaç­ão. É preciso ser corajoso na baliza e ele é bom no um contra um defensivo, e é muito ágil. É também muito forte na reação e entre os postes”, descreve, apontando os aspetos em que necessita de progredir. “Os cruzamento­s não eram o forte dele, mas tem vindo a melhorar. Os cruzamento­s e o jogo de pés eram dois aspetos em que demonstrav­a debilidade­s e que certamente ainda as tem, mas tenho reparado que tem vindo a melhorar”, finaliza.

“Os cruzamento­s não eram o forte dele, mas tem vindo a melhorar. É um elemento de grupo. Destaco a coragem e a determinaç­ão”

Daniel Ramos Treinador

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal