O Jogo

Seleção masculina é cliente dos Jogos

Paris’24 certificad­o com os quartos de final no Mundial, estando a equipa feminina à porta

- MANUEL PÉREZ

Para além do quarto apuramento consecutiv­o para o torneio de equipas e pela quinta para o de singulares e pares de uns Jogos Olímpicos, Portugal ainda teve o privilégio de lutar, durante a última madrugada, pela medalha de bronze no Mundial deBu san, na Coreia do Sul. Ao vencera Croácia, por 3-1, ficou garantida a presença em Paris’2024, a capital do adversário dos quartos de final, uma França queéa quarta melhor do ranking ITTF.

Frente aos croatas, Marcos Freitas (19.º) ganhou os dois encontros, por 3-0, sobre Andrej Gacina e Filip Zeljko. Continuand­o sem perder, ao cabo da sétima atuação, deve ser um dos portuguese­s em Paris, à custa do (bom) ranking que tiver a 18 de junho. Tiago Apolónia (49.º), que venceu Zeljko também por 3-0, e João Geraldo (41.º), batido pelo mesmo resultado anteTomisl­av Pucar, vão daqui em diante discutir a outra vaga olímpica.

“Estamos muito satisfeito­s com esta qualificaç­ão para os Jogos Olímpicos de Paris. Era, sem dúvida, o nosso principal objetivo no Mundial”, evidenciou Freitas.

A seleção feminina iniciou a dupla jornada a vencer o Luxemburgo (3-0) e acabou a perder com a França (0-3), nos oitavos de final. A qualificaç­ão para os Jogos, inédita, ficou adiada para o ranking do próximo mês e está quase garantida. China, Austrália, Egito, Alemanha, Brasil e Estados Unidossão campeões continenta­is e estão apurados, tal com a organizado­ra França, e neste Mundial, qualificar­am-se China-Taipé, Hong-Kong, Coreia do Sul, Roménia e Japão. As quotas do ranking serão para quatro equipas e, como todas as já apuradas estão à frente de Portugal, que é 11.º, a equipa nacional deverá passar juntamente com Porto Rico (9.º), Singapura (10.º) e Eslováquia (13.º) ou Brasil (14.º).

 ?? ?? Seleção portuguesa festeja o apuramento olímpico
Seleção portuguesa festeja o apuramento olímpico

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal