O Jogo

A tarefa quase impossível

FC Porto visita o Barcelona, que nunca venceu e lidera o grupo na Champions. Mas as decisões são depois

- CARLOS FLÓRIDO

Não ter pressão será praticamen­te a única vantagem portista na Catalunha, onde terá um bom teste à defesa renovada, pensando em Celje e Wisla Plock, rivais a quem será obrigatóri­o ganhar.

O Barcelona não perde desde novembro e só tem duas derrotas esta época, o FC Porto vem de dois desaires seguidos; os rivais de hoje já se enfrentara­m cinco vezes nas últimas três temporadas, com um empate em 2021, no Dragão, e quatro triunfos claros dos catalães; estes correm pelo aumento do recorde de Ligas dos Campeões (11), os portistas lutam pela passagem à fase seguinte. A tudo isto somamse as lesões de três pivôs no campeão português, que hoje (19h45, Porto Canal) terá um dos jogos mais difíceis da época. Mas que pouco pesa na carreira dos dragões, uma vantagem destacada por Fábio Magalhães: “Não temos pressão e isso pode dar-nos margem para melhorar o que temos feito menos bem”.

O Barcelona, que vencendo hoje praticamen­te garante a passagem automática aos quartos de final, revela cuidados com os portistas, mas conhece as debilidade­s de um rival que não ganha desde outubro para a Champions. “O FC Porto obriga a muita preparação. Podem defender 6:0, 5:1 ou com defesa mista; no ataque, jogam muitas vezes em superiorid­ade [7x6]. Sofreram lesões, contratara­m de urgência e ainda encaixam peças, mas temos de os respeitar”, diz Carlos Ortega, técnico dos catalães. Resende devolve o elogio, dizendo estar a defrontar “uma das melhores equipas do mundo” e vendo o encontro como “uma excelente oportunida­de para estar entre os melhores”. “Se pudermos trazer pontos, será um grande resultado”, completou o treinador portista.

Pontuar na Catalunha, missão quase impossível para um FC Porto debilitado, pode não ser significat­ivo para a subida ao sexto lugar. Os portistas têm, sobretudo depois do triunfo de ontem do Wisla Plock, de ganhar ao Celje no Dragão e depois na visita à Polónia, a fechar a fase de grupos.

“O Barcelona é candidato a vencer a Champions. O bom é não termos pressão”

Fábio Magalhães Lateral-esquerdo do FC Porto

 ?? ?? Fábio Magalhães tenta rematar no jogo frente ao Veszprém
Fábio Magalhães tenta rematar no jogo frente ao Veszprém

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal