O Jogo

Segundo lugar pode dar entrada direta

Se o vencedor da Liga Europa for uma equipa apurada para a Liga dos Campeões na respetiva liga, essa vaga poderá ser para Portugal

-

Benfica e FC Porto têm a vaga quase assegurada se terminarem na segunda posição da I Liga. Já o Sporting necessita de mais pontos e esperar que algumas equipas não joguem a prova.

ANTÓNIO PIRES

Na temporada 2024/25 só o campeão nacional português terá garantida a entrada direta na Liga dos Campeões, que será reformulad­a – deixa de haver a atual fase de grupos (oito de quatro equipas cada) para passar a existir uma liga única de 36 equipas e com oito jornadas (sempre frente a adversário­s diferentes).

Mas se o próximo vencedor da Liga Europa for uma equipa também qualificad­a pelo seu campeonato, o vice-campeão português pode beneficiar dessa vaga de acesso direto. O ranking de clubes (a cinco anos) é determinan­te para atribuir essa vaga e tanto o Benfica como o FC Porto dificilmen­te a deixarão fugir se terminarem o campeonato no segundo lugar, graças aos pontos que acumularam no ranking UEFA. Contudo, à cautela, convém-lhes continuare­m a pontuar esta época para se colocarem a salvo da ultrapassa­gem de uma equipa como o Ajax, que pode ser ter-* ceironoseu­campeonato.Neste momento, os dragões somam 75 pontos no ranking e as águias 72, já os de Amesterdão, que se na Liga Conferênci­a, somam 66.

Caso seja o Sporting a terminar a liga em segundo, terá possibilid­ades de entrar diretament­e na Champions mas necessita de continuar a pontuar na presente edição da Liga Europa (se vencesse todos os jogos incluindo a final somaria 16), uma vez que neste

momento conta apenas 52,5 pontos no ranking, tendo várias equipas à sua frente. Mesmo assim, há algumas delas que surgem como praticamen­te inalcançáv­eis para os leões se participar­em na prova sem acesso direto via campeonato. São os casos do já referido Ajax, do Shakhtar Donetsk (63 pontos) ou do Rangers (62).

 ?? ?? FC Porto e Benfica poderão beneficiar das novas regras
FC Porto e Benfica poderão beneficiar das novas regras

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal