O Jogo

“Olhe que é para ganhar”

Líder dos dragões recordou o dia em que convenceu Artur Jorge a treinar o FC Porto

- CARLOS GOUVEIA

Presidente portista evocou “uma pessoa de um nível intelectua­l muito alto, com uma grande paixão pela música, pela literatura e pela arte” que marcou a “história do futebol português”.

Pinto da Costa reagiu com consternaç­ão à morte de Artur Jorge e lembrou o trajeto de sucesso construído por ambos no FC Porto. “Recordo-o em muitas fases das nossas vidas, porque conheci-o quando jogava nos juniores do FC Porto. Era uma promessa, sem dúvida alguma. Depois, por um acidente, digamos assim, foi cedido à Académica e teve uma grande carreira na Seleção Nacional como jogador. Como treinador foi uma aposta minha em 1984. Fizemos um percurso lindíssimo. O primeiro título que o FC Porto conquistou era ele o treinador e foi o primeiro treinador português a ganhar uma Taça dos Campeões Europeus, em 1987” referiu em declaraçõe­s ao Porto Canal. “Fez uma equipa fabulosa, conseguiu criar um espírito de grupo e vitória onde, naquela final, o favoritism­o fosse todo do Bayern Munique, ele incutiu nos jogadores uma ambição que quando entrámos para o campo acreditava­m todos que íamos ganhar, como ganhámos”, frisou.

Fora dos relvados, Pinto da Costa fala de “uma pessoa de um nível intelectua­l muito alto, com uma grande paixão pela música, pela literatura e

pela arte”, lamentou a sua partida. “É uma pena, é apenas o que tenho a dizer. É uma pena”, insistiu.

Para Pinto da Costa, a importânci­a de Artur Jorge na história do FC Porto não pode sermedida. “Se é o primeiro treinador a ser campeão europeu em qualquer clube português, é evidente que a história dele não é só importante no FC Porto, mas no futebol portu

guês. Era um estudioso, um homem que vivia intensamen­te os jogos, que se preparava muito bem”.

Aterminar,PintodaCos­tarevelou como convenceu Artur Jorge a mudar-se para as Antas. “Quando decidi que o Artur Jorge iria ser o treinador, na minha Direção da altura, não houve grande recetivida­de. Fui a Lisboa e num restaurant­e chinês que havia perto do Altis convidei-o para almoçar. Falámos de futebol, na altura ele estava na Federação, falámos da vida dele e depois disse-lhe: ‘Olhe Artur, quero que você seja o treinador do FC Porto’. E ele respondeu-me com uma pergunta muito interessan­te: ‘O presidente tem coragem?’ Eu disse: ‘Eu tenho. Agora, se vocênãotem,acabouacon­versa’. E ele disse: ‘Não, não. Consigo vamos para a frente’. E eu disse-lhe: ‘Mas olhe que é para ganhar’. E ele respondeu: ‘Vamos ganhar’. Ele meteu logo o projeto no coração e na cabeça e o facto é que ganhámos”.

“Era um estudioso, um homem que vivia intensamen­te os jogos, que se preparava muito bem”

Pinto da Costa Presidente do FC Porto

 ?? ?? Pinto da Costa contratou Artur Jorge em 1984
Pinto da Costa contratou Artur Jorge em 1984

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal