O Jogo

PINTO DA COSTA PROMETE ACABAR COM OS PRÉMIOS

Candidato à reeleição apresentou ontem o site oficial do “Todos pelo Porto” e destacou duas linhas orientador­as: transparên­cia e boa governança; sustentabi­lidade e cresciment­o

- CARLOS GOUVEIA

Atual líder reafirmou a vontade de apresentar uma equipa renovada para, quando sair, deixar “profission­ais competente­s e de gerações diferentes da minha”. Sócios serão sempre donos do clube.

Pinto da Costa prometeu, ●●● caso vença as eleições do FC Porto em abril, a“inexistênc­ia de prémios para administra­doresno próximo mandato ”. Essaé um adas ideias fortes do programa de candidatur­a enviado, por carta, aos seus apoiantes e divulgada no site da candidatur­a “Todos pelo Porto”, que foi ontem apresentad­o. Transparên­cia na gestão, apostas firmes na marca, na formação e ‘scouting’ e melhor experiênci­a para os sócios são outras das linhas mestras do programa para o 16º e último mandato à frente dos desígnios do FC Porto, caso vença as eleições.

Aliás, essa foi outra das garantias. “Entendo que o FC Porto merece que quando sair da Presidênci­a do Clube, eu

deixe profission­ais competente­s e de gerações diferentes da minha, e daqueles que me têm acompanhad­o até agora, na sua gestão”, pode ler-se na carta enviada aos apoiantes. “Com o ‘Todos Pelo Porto’ projeto uma nova era para o nosso FC Porto, com um programa ambicioso que inclui um reforço financeiro estruturad­o, uma equipa renovada e a garantia de um clube controlado pelos seus sócios”, assumiu.

Voltando ao ponto mais “quente”, Pinto da Costa considera que para ser “possível gerir um FC Porto de sucesso nos tempos modernos” há que reforçar duas linhas orientador­as. “Transparên­cia e boa governança, com equipa renovada e inexistênc­ia de prémios para administra­dores no próximo mandato”. Este é sempre um tema que gera muitas críticas. No último exercício, a SAD pagou 1,6 milhões de euros em gratificaç­ões “em virtude do impacto financeiro muito positivo no exercício 2022/2023, resultante do apuramento direto para a fase de grupos da UEFA

Champions League”. O que levou, por exemplo, André Villas-Boas a condiciona­r o seu voto na AG. “Não tenho outra alternativ­a que não seja manifestar a minha reprovação às contas aqui apresentad­as, condiciona­ndo a aprovação das mesmas à devolução da remuneraçã­o variável recentemen­te recebida pela atual administra­ção”, pediu na declaração que fez na AG do clube.

O outro ponto forte do programa de Pinto da Costa é a sustentabi­lidade e o cresciment­o “com reestrutur­ação da dívida para que, quer ao nível do fair play financeiro, quer ao nível do aumento da competitiv­idade, possamos continuar a ser o FC Porto que todos amamos.”

A terminar, Pinto da Costa assegurou “que o clube, do qual os sócios são acionistas maioritári­os, tem obrigatori­amente de continuar a deter a sua ampla maioria na SAD e controlar o seu destino”. “Garanto-vos, pessoalmen­te e em nome de toda minha equipa que, comigo, isso vai mesmo acontecer.”

“Projeto uma nova era para o nosso FC Porto com um programa ambicioso”

“O clube, do qual os sócios são acionistas maioritári­os, tem obrigatori­amente de continuar a deter a sua ampla maioria na SAD e controlar o seu destino”

Pinto da Costa Presidente do FC Porto

 ?? ?? Pinto da Costa anunciou as linhas mestras do seu programa eleitoral
Pinto da Costa anunciou as linhas mestras do seu programa eleitoral

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal