O Jogo

“EU E O NEEMIAS SOMOS DIFERENTES”

Rúben Prey estreou-se pela Seleção Nacional uma semana depois de fazer 19 anos, a FIBA elogiou-o e sonha jogar na NBA

- CATARINA DOMINGOS

É o português que gera mais expectativ­as depois de Neemias Queta, considerao “normal” e diz ainda não ter “planos” para entrar na NBA, mas que “isso acabará por chegar”. O JOGO falou com o novo prodígio.

Tinha os pais e irmã nas bancadas do Multiusos de Odivelas, ouviu aplausos quandoentr­oucom a camisola nacional frente a Israel (aos 12m40s) e ao fazer os primeiros pontos, de lance livre, mas foi no último quarto que se desinibiu e justificou o entusiasmo que o rodeia. Rúben Prey, poste de 2,12 metros que festejou 19 anos no passado dia 16, acabou com dez pontos, quatro ressaltos e dois roubos de bola, revelando-se o terceiro jogador mais influente da Seleção Nacional. Nada mau para uma estreia que durou 21 minutos, mais grave foi a derrota de Portugal, por 70-72, a abrir a qualificaç­ão para o Eurobasket’2025.

“Está a ser especial, não é todos os dias que se está com a Seleção Nacional. Estou a gostar muito da experiênci­a”, disse Prey a O JOGO, com uma confissão: “Não contava chegar à Seleção tão cedo, mas houve muito trabalho e esforço. Fiz 19 anos e foi uma prenda muito boa para o meu aniversári­o”.

“A estreia pela Seleção é bastante especial, já o queria quando comecei no basquetebo­l. Acho que é um sonho para todos jogar pelo seu país”, prosseguiu, deixando uma convicção: “É possível, o apuramento. A nossa Seleção está bastante forte, todos os dias estamos a melhorar, sem nos preocuparm­os com os nossos rivais”.

Reservado e ainda algo tímido, o poste do Joventut Badalona,

a

“Já é o meu quinto ano em Espanha. É duro. As saudades da família são muitas, mas gosto de onde vivo e estou concentrad­o no meu trabalho” Rúben Prey Poste do Joventut Badalona

colocado pela FIBA entre os 12 “jogadores mais promissore­s” da qualificaç­ão para o Eurobasket’25, não se deixa afetar pelas expectativ­as que o rodeiam. “Acho que é normal. Somos um país onde o basquetebo­l está a crescer. Creio que eu e o Neemias somos jogadores diferentes; obviamente, gostaria de estar onde o Neemias está. Fico

muito orgulhoso pelo Neemias”, diz, não disfarçand­o a admiração pelo poste dos Boston Celtics. Há quem aponte Prey ao Draft da NBA – estimase até o de 2027 –, mas o jovem que começou no Paço de Arcos encara essas notícias de forma pragmática: “Não tenho planos. O meu dia a dia é bastante difícil, trabalho bastante e isso acabará por chegar”.

“Estou satisfeito com os desempenho­s na Liga ACB e na EuroCup. Sei que tenho muito trabalho pela frente, mas também sei que não há muitos jovens de 19 anos com a oportunida­de de jogar na ACB enaEuroCup.Estouconsc­iente que isso representa um bom trabalho”, completa, sobre o que realmente mais importa neste momento.

 ?? ?? RÚBEN PREY JOGOU 21 MINUTOS NA ESTREIA PELA SELEÇÃO, CONSEGUIND­O 10 PONTOS, 4 RESSALTOS E 2 ROUBOS
Rúben Prey afunda frente a Israel e deixa os adeptos portuguese­s em delírio
RÚBEN PREY JOGOU 21 MINUTOS NA ESTREIA PELA SELEÇÃO, CONSEGUIND­O 10 PONTOS, 4 RESSALTOS E 2 ROUBOS Rúben Prey afunda frente a Israel e deixa os adeptos portuguese­s em delírio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal