O Jogo

As voltas do calendário

- O Jogo do Leão Manuel Moura dos Santos O autor optou por escrever na ortografia antiga

1

Entre 25 de Fevereiro e 6 de Março(11 dias), o Sporting disputará quatro jogos, com o Rio Ave, o Benfica, o Farense e a Atalanta, respectiva­mente. Quem é o responsáve­l pela elaboração dum calendário, em que uma equipa de futebol profission­al não tem as tais 72 horas de intervalo entre cada jogo. É a Liga Portugal? É a Federação Portuguesa de Futebol? São as duas ? Acham que estão a defender os interesses dos clubes portuguese­s ? Ou só de alguns ? Tenho muitas dúvidas que os interesses do meu clube estejam a ser defendidos e protegidos por estas entidades. Se calhar, a mensagem é “percam, assim ficam com um calendário mais leve”. A verdade é que o Sporting só pode contar com os mais de 2,5 milhões de sócios e adeptos, que são a grande força do clube. A competênci­a da nossa Direcção, da nossa equipa de futebol, e do nosso treinador, não serão suficiente­s para atingir os objectivos desta época. Os sócios e adeptos do Sporting têm de estar unidos em torno do clube, pois há forças ocultas no futebol português, que tudo farão para impedir o nosso clube de chegar à Liga dos Campeões da próxima época. Esta calendariz­ação é o primeiro exemplo daquilo que o Sporting terá de enfrentar até final da época.

2Ganhámos ao Moreirense com naturalida­de. O que se adivinhava como um jogo complicado, dada a época meritória que o clube de Moreira de Cónegos tem realizado, acabou por se tornar relativame­nte simples. O Sporting começou a construir o resultado muito cedo e aos 25 minutos já ganhava por 2-0. O Sporting respira confiança e a simplicida­de de processos que usa para chegar ao golo mostra o melhor futebol que se pratica em Portugal ,na actualidad­e.

3Este vírus que ciclicamen­te afecta a minha equipa manifestou-se mais uma vez, com o Young Boys. Desta vez, a ineficácia que este vírus transmite, não teve consequênc­ias negativas para o meu clube. Mas nem sempre é assim, como se viu na derrota com o Braga na meia-final da Taça da Liga. Aquilo que podia ter sido um resultado folgado, transformo­u-se

Há forças ocultas no futebol português, que tudo farão para impedir o nosso clube de chegar à Liga dos Campeões

num empate, dada a enorme ineficácia concretiza­dora exibida. O Sporting tem de conseguir minimizar este problema, porque a época vai avançando e as decisões em jogo são cada vez mais importante­s.

4

O sorteio da Liga Europa poderia ter sido mais favorável. A Atalanta, sem ser uma equipa de topo da Europa, é uma equipa difícil, e está num bom momento. Ao contrário do Arsenal, na época anterior, esta não é uma eliminatór­ia que proporcion­e glória, mas vai dar muito trabalho ultrapassá-la. Pelo menos já os conhecemos. E eles a nós. Com todos os prós e contras que daí advêm.

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal