O Jogo

Conceição “Não podemos jogar futebol de pantufas”

Treinador dos dragões lamentou falta de eficácia e admitiu que chegar ao título “está difícil”. Quer jogadores “de corpo e alma” no que aí vem

- FRANCISCO SEBE

Sérgio recorreu ao exemplo de Pepe para ilustrar a atitude que pretende ver colocada em campo. “É preciso andar com piton de alumínio”, atirou o técnico, falando num “filme repetido”.

De poucas palavras, mas incisivo na hora de identifica­r o grande pecado do FC Porto em Barcelos: a ineficácia. SérgioConc­eiçãoadmit­equechegar ao título é cada vez mais complicado.

“Tivemos oportunida­des, sete ou oito, e não fizemos golo. E quem não os faz mete-se a jeito”

Que análise faz a este empate inesperado?

—Já desperdiçá­mos alguns pontos dentro do filme a que acabámos de assistir. Muitas ocasiões, golos falhados e ficamos à mercê de uma bola parada, de um ressalto ou de uma situação no último momento, como aconteceu aqui. Perdemos mais dois pontos, há que assumi-lo, toda a gente aqui dentro. Vamos perceber o que faltou, mas penso que é bem visível, não vale a pena estar aqui com muitas conversas. Foi não fazer o segundo, terceiro e quarto golos. Tivemos oportunida­des, sete ou oito, para fazer e não fizemos. E quem não faz golos mete-se a jeito.

“Já vi este filme contra o Rio Ave, mas nesse jogo fizemos até mais do que um golo e não contou”

Como viu a segunda parte, que teve várias oportunida­des de golo?

—Foi mais um jogo dentro de alguns que têm sido assim este ano. Não entrámos bem no jogo, houve algumas paragens em que o árbitro foi quebrando

o ritmo. A primeira parte não foi boa. Retificámo­s algumas situações, nomeadamen­te no início da construção e o momento de pressão. Fizemos golo, criámos situações atrás de situações claras, só contra o guarda-redes. Já vi este filme contra o Rio Ave, mas nesse jogo fizemos até mais do que um golo e não contou. Falamos de pontos perdidos por culpa própria. Falta uma pontinha de sorte num ou noutro momento e num ou outro erro individual sofremos o empate, completame­nte injusto.

O título é, nesta altura, uma miragem?

—Está difícil, perdendo pontos assim... Aconteceu no Bessa,

com o Rio Ave e hoje [ontem]. Chegamos ao fim do jogo e por infelicida­de da terceira equipa ou por falta de eficácia nossa não ganhamos. Quando assim é, torna-se difícil. Somos realistas. Tudo o que aí vem, do trabalho diário aos jogos, tem de ser encarado com máxima ambição para os jogadores que querem deixar corpo e alma em campo, porque só assim se defende as cores e temos de lutar com muitas coisas. O Pepe levou 12 ou 15 pontos na cabeça, disputou duelos aéreos e é preciso que seja assim. Não andar de pantufas a jogar futebol, mas sim andar de com piton de alumínio e com toda a atitude necessária para ganhar jogos.

“Chegamos ao fim do jogo e por infelicida­de da terceira equipa ou falta de eficácia não ganhamos”

“O Pepe levou 12 ou 15 pontos na cabeça, disputou duelos aéreos e é preciso que seja assim”

 ?? ?? Conceição falou de um “filme” já várias vezes repetido
Conceição falou de um “filme” já várias vezes repetido

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal