O Jogo

Schmidt “Preparados para FC Porto e Sporting”

Apontando a jogos especiais com os rivais, o técnico encarnado assume sobre a visita ao Dragão que as águias podem “ganhar muito”

- MARCO GONÇALVES

Satisfeito pelo “grande jogo” da sua formação, sublinha o domínio sobre o Portimonen­se e justifica o ataque móvel pela vontade de ter um estilo baseado em Rafa e Kokçu para criar problemas aos algarvios.

●●●RogerSchmi­dtficouagr­adado com a exibição e pelo andamento até final.

“Na segunda parte aumentámos a velocidade. Fizemos três golos em cinco minutos e decidimos o jogo”

Que análise faz ao jogo?

—Fizemos um grande jogo. Apanhámosu­maequipafí­sica, forte no contra-ataque. Foi desafiante desde o início, conseguimo­s passar um bloco compacto. Dominámos desde início, controlámo­s na primeira parte, criámos ocasiões, mas desperdiçá­mos, precisámos de paciência. Na segunda aumentámos a velocidade. Marcámos golos bonitos, fizemos três em cinco minutos e decidimos aí o jogo. Estivemos sempre à procura de mais e queríamos evitar sofrer golos. Gostei.

“Jogar [no Dragão] é sempre muito difícil. É uma grande equipa, vimos a meio da semana com o Arsenal”

O próximo jogo da Liga é com o FC Porto, que precisa de ganhar. É por isso mais difícil?

—Jogar lá é sempre muito difícil. É uma grande equipa, joga muito bem em casa, vimos a meio da semana no jogo com o Arsenal. Estamos num bom momento, vamos dar o nosso melhor para conseguir um bom resultado e jogarmos bem. Podemos ganhar muito, mas também o adversário. É um jogo especial, que é difícil. Temos o jogo com o Sporting [Taça de Portugal], muito importante

para nós e para a confiança. Estamos preparados para estes jogos.

Era importante resolver cedo por causa da fadiga?

—Para nós três dias entre jogos agora é luxo. É sempre um desafio estar bem neste tipo de momentos. O fundamenta­l é vencer. É preciso dar algum descanso aos jogadores, foi possível. Houve algum equilíbrio nas semanas anteriores e acho que estamos bem fisicament­e. Se coletivame­nte estivermos bem isso ajuda no rendimento e na questão física. Só temos um jogador lesionado, o Bernat, temos o Bah e o Neres outra vez, há mais opções e com tantos jogos espaçados é importante estarmos sempre prontos.

Lançou um ataque móvel. Qual o motivo?

—São diferentes opções. Há vários jogadores e muito bons. É precisodes­cobriramel­horabordag­em. Podemos jogar com um jogador fixo ou com um mais rápido.Terumperfi­lmaisdeava­nçado-centro ou o Rafa na zona central. Ele é perigoso pela rapidez, inteligênc­ia a ler o jogo e jogámos com uma posição de verdadeiro número 10. O Kokçu lê muito bem o jogo. Isso foi uma vantagempa­raaformaco­mojogámos hoje. Se abrirmos a defesa é importante termos um avançado referência. Mas quisemos outro tipo de futebol, mais perto da baliza, nos últimos 20/30 metros. Temos váriasopçõ­esequisemo­sdesmontar o bloco deles.

“Estamos num bom momento. É um jogo especial e difícil. Temos o Sporting, muito importante para nós”

“Rafa é perigoso pela rapidez e o Kokçu lê muito bem o jogo. Foi uma vantagem”

 ?? ?? Schmidt puxa da velocidade para justificar vitória
Schmidt puxa da velocidade para justificar vitória

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal