O Jogo

ADÁN É INTOCÁVEL E RESISTE À CRÍTICA

Guarda-redes espanhol vai manter a titularida­de. Amorim não deixa cair o dono da baliza antes do dérbi

- FREDERICO BÁRTOLO

ESTATUTO

Apesar das correções, na saída dos postes mas também na colocação dos passes, o técnico confia na experiênci­a de Adán e acredita que a sua estreia na Taça de Portugal esta época é crucial na equipa.

Adán vai estrear-se na Taça de Portugal esta época e Rúben Amorim não dá eco às críticas ao seu guarda-redes depois do encontro com o Rio Ave. Sabe O JOGO que o guardião espanhol vai ser o escolhido para jogar, porque o técnico considera que é quem lhe dá mais garantias para os leões superarem o Benfica na primeira mão da meia-final da Taça de Portugal. Até estas semifinais, o treinador dos leões escolheu sempre Franco Israel para jogar na prova (4 partidas) – aliás, uma exigência do uruguaio para esta temporada – mas neste momento entende que deve passar um voto de confiança ao espanhol, alvo das críticas nos últimos dias, depois de uma abordagemi­nfantilcom­etendo penálti, em Vila do Conde, na altura ditando o 3-2 para o Rio Ave.

Logo após o encontro, Amorim blindou o atleta, desculpand­o-o pela saída fora de tempo, mas existiram correções: tanto na forma como o espanhol insistiu nos pontapés longos, enquanto enfrentava o vento, como na tendência para ficar demasiado atrás e, assim, demorar a corrigir algum erro de posicionam­ento dos companheir­os de equipa.

Principalm­ente em relação às saídas dos postes, a agilidade do guarda-redes obriga a alguns alertas internos e tem havido trabalho específico por parte de Jorge Vital e Tiago Ferreira, justamente pela importânci­a que Amorim dá ao facto de jogar com uma linha defensiva subida e precisar, portanto, de um guardião lesto para resolver as bolas em profundida­de.

Em 2022/23, Adán não chegou a jogar na Taça, porque o Sporting caiu na Póvoa de Varzim na 4.ª eliminatór­ia, mas este regresso à titularida­de na competição não é totalmente inesperado, já que em 2021/22, o espanhol foi o dono da baliza nos dois jogos com o FC Porto nas meias-finais (derrotas por 1-2 e 1-0). Nesta fase, Amorim mostra confiança no seu indiscutív­el, que avança deste modo para o jogo 29 da temporada.

 ?? ?? Adán não chegou a jogar na Taça de Portugal 2022/23, porque o Sporting foi eliminado com o Varzim, mas em 2021/22 entrou em prova nas “meias” da prova, ante o FC Porto.
Adán não chegou a jogar na Taça de Portugal 2022/23, porque o Sporting foi eliminado com o Varzim, mas em 2021/22 entrou em prova nas “meias” da prova, ante o FC Porto.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal