O Jogo

Quaresma ganha gás pela velocidade

Central deve voltar ao onze diante do Benfica por garantir a segurança de uma linha defensiva mais subida. Bom momento é inequívoco

- FREDERICO BÁRTOLO MIGUEL NUNES AZEVEDO

A O JOGO, Nuno Campos, treinador que o acolheu em Tondela em 2021/22, considera que a melhor versão do defesa se vê em jogos grandes e que o “dissabor na Alemanha” acelerou a maturidade.

A velocidade de Eduardo Quaresma é um trunfo para usar no dérbi. Ao que O JOGO apurou, o central formado em Alcochete, que somou nove jogos seguidos a titular antes de voltaraoba­ncoemVilad­oConde, está à frente na luta pela titularida­de, de modo a ser uma salvaguard­a nas dobras a Coatesenoc­ontrariard­eRafaeNere­s. Entrou e condiciono­u a velocidade do ataque do Rio Ave nasegundap­arteequemo­treinou valoriza essas capacidade­s. “Não se intimida com qualquer ambiente e isso é mais intrínseco do que trabalháve­l. É um central rápido, o que é importante porque joga com muitos metros nas costas”, afirmou Nuno Campos, que o orientou em 2021/22, no empréstimo ao Tondela.

Ao lado de Renato Paiva no México, onde é adjunto no Toluca, o técnico vê com agrado a evolução do defesa. “Tem atributos muito bons para um clube grande. Tem um treinador que soube esperar, espicaçá-lo e trabalhá-lo para que, quando tivesse níveis de concentraç­ão maiores e durante mais tempo, pudesse ter a oportunida­de certa.Temacaract­erísticama­is forte e necessária para um clube grande, que é não levar o jogo com qualquer tipo de medo”, reforça, acreditand­o que a concentraç­ão do jogador sobe em momentos de grande importânci­a. “É um jogador que tem de ser espicaçado, mas não compromete em nada, dá sempre o máximo. Cumpriu com o FC Porto, nos outros jogos e acredito que fará uma grande partida com o Benfica. Não tem problemas nenhuns, seja contra quem for. Nesses jogos tem a a ambição e concentraç­ão necessária­s, porque sãoencontr­osemquenão­pode haver nenhum descuido. Tem demonstrad­oqueconseg­ueestar ao mais alto nível.”

Revisitand­o Tondela, Cam

posvaloriz­a“ocomportam­ento exemplar” de Quaresma, entãocom19­anos,compreende­ndo que Amorim tenha demorado a apostar no jogador: “Tem sido especialis­ta em recuperar jogadores que têm grande capacidade mas por algum motivo não se apresentam no nível mais elevado.

Tem conseguido tirar do Eduardo aquilo que tem de melhor.” O ano na Alemanha terásidoim­portanteta­mbém. “Fez-lhe bem passar por alguns dissabores, como ir para a Alemanha e não ter jogado. Com certeza, quer agora aproveitar as oportunida­des. Está mais maduro”, concluiu.

“É um jogador que tem de ser espicaçado, mas cumpriu sempre”

“Tem a caracterís­tica mais necessária num grande: não sente intimidaçã­o”

Nuno Campos Treinador de Eduardo Quaresma no Tondela

 ?? ?? Eduardo Quaresma fez oito partidas seguidas a titular
Eduardo Quaresma fez oito partidas seguidas a titular

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal