O Jogo

Evanilson chega aos 20 pela segunda vez

Avançado foi do céu ao “inferno” em Barcelos, mas, na surdina, alcançou a fasquia das duas dezenas de golos na época. Melhor só em 2021/22

- FRANCISCO SEBE

Ponta-de-lança marcou e falhou uma oportunida­de clamorosa contra o Gil Vicente, mas continua com o dedo no gatilho. Está a duas participaç­ões diretas de igualar o máximo de carreira.

Não foi à primeira, de penálti, mas à segunda, na recarga, Evanilson “picou o ponto” na visita do FC Porto a Barcelos, assinando o 20.º golo na temporada em curso. Um número redondo para o brasileiro, que alcançou a fasquia das duas dezenas de remates certeiros apenas pela segunda vez na carreira profission­al – a primeira foi em 2021/22, época de boa memória para os dragões e na qual faturou em 21 ocasiões. Isoladíssi­mo como melhor marcador dos portistas em 2023/24, “Eva” procura, agora, superar a marca de há dois anos e tem tempo de sobra para isso, mas já lá vamos.

Voltando rapidament­e ao jogo com o Gil Vicente, no último domingo, Evanilson marcou – igualou Rui Barros como 37.º melhor marcador da história portista (55 golos) –, mas rapidament­e voltou à terra. Com 1-0 favorável aos portistas no marcador, o camisola 30 falhou na cara de Andrew aquele que seria o tento da tranquilid­ade, uma perdida que acabou por sair cara à equipa de Sérgio Conceição, que sofreu o empate aos 90’+4’.

No que toca aos melhores registos da carreira, “Eva” está a um golo de igualar a marca de 2021/22, diferença igualmente registada no capítulo das assistênci­as. Esta época, o ex-Fluminense vai em quatro, quando há duas temporadas somou cinco ofertas. Ou seja, está a duas ações decisivas de igualar o máximo dep ar ticipações diret asem golo numa campanha (26).

Entretanto, Evanilson aguarda serenament­e pela próxima convocatór­ia da seleção do Brasil, de olho na possível estreia. Como O JOGO escreveu, o ponta-de-lança está pré-convocado por Dorival Júnior, mas manter o ritmo será fulcral. Amanhã, nos Açores, o atacante terá oportunida­de para dar seguimento àquele que é, muito provavelme­nte, o melhor momento da carreira desde que, em 2020, chegou ao Dragão.

 ?? ?? Evanilson marcou o único golo do FC Porto em Barcelos
Evanilson marcou o único golo do FC Porto em Barcelos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal