O Jogo

“Deviam aumentar os estrangeir­os”

-

Mauro Jerónimo reflete sobre o futebol que apalpa no Vietname, o jogador tipo, os tiques dos técnicos, os defeitos organizaci­onais, falando ainda das dinâmicas de clubes assentes em poder político.

Técnico traça um diagnóstic­o do futebol no país.

Quais as marcas próprias do futebol vietnamita?

—O futebol no Vietname tem um misto de jogo muito rápido, em termos de contra-ataque e ataque rápido, e o jogo mais direto. O jogo rápido vem da qualidade dos seus atletas e o mais direto vem, por estratégia, dos treinadore­s locais, pois a maioria dos avançados são estrangeir­os, altos e muito fortes no jogo aéreo. Tanto a primeira liga, como a segunda, até as academias, têm tido um grande desenvolvi­mento e investimen­to por parte de empresas locais e do Governo, o que faz com que os clubes continuem a desenvolve­r o futebol jovem, e as equipas seniores possam ter mais condições de trabalho. Mas existem algumas limitações que não ajudam a progressão: o uso de apenas três estrangeir­os por equipa na primeira liga, e na segunda liga nem sequer é permitido. Todos os jogadores da seleção jogam no país, o que não ajuda, quando defrontam grandes da Ásia como Japão, Coreia ou Irão. Falta abrir portas a mais estrangeir­os e falta potenciar a saída de vietnamita­s para fora. Outro problema é um calendário com muitas paragens. Para além dos FIFA Days, há mais duas competiçõe­s que páram a Liga e temos três ou quatro pré-épocas.

Os projetos dos clubes têm base económica e política ou impera a tradição?

—A grande m aio riaécontro­lad apelo governo lo calde cada cidade. Na primeira liga só o HMC FC, Hanoi FC, e Gia Lai são detidos por empresas privadas. Sendo um país comunista, o governo envolve-seno futebol. Cu rios oé existirem sponsors privados a investir dinheiro nos clubes do governo. A maioria dos projetos pede resultados, sem muita preocupaçã­o com missão a longo prazo, e isso cria instabilid­ade. Há algo a melhorar, vê-se maior sinergia entre futebol jovem e futebol sénior. Há uma grande discrepânc­ia salarial entre os jogadores estrangeir­os e os locais, mas vão aparecendo contratos milionário­s para vietnamita­s.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal