O Jogo

Encaixou que nem uma luva

Estreante na Liga, a avançado Maria Ribeiro abraça o desafio de jogar a lateral

-

A vimaranens­e de 19 anos, que veste a camisola do Länk Vilaverden­se, é a segunda jogadora com mais minutos do plantel, a jogar numa posição que nunca ocupou anteriorme­nte na carreira.

JOÃO FERNANDO VIEIRA

Esta temporada, Maria ●●●

Ribeiro estreou-se na Liga BPI. Natural de Guimarães, o seu percurso no futebol começou aos seis anos e levou-a por clubes como Joane, Ribeirão, Mouquim, Braga e Famalicão até chegar ao Länk Vilaverden­se. Uma jornada que inicialmen­te parecia encaminhad­a para se tornar avançado, mas que recentemen­te tomou um novo rumo. “Esta época está a ser diferente para mim. Iniciei-a a jogar como ponta-de-lança, mas agora estou a desempenha­r uma posição que nunca ocupei, que é a de lateral. Por isso, tive de aprender muito para conseguir tirar o melhor de mim. Inspirando-me no Trent Alexander-Arnold, procurei entender um pouco do que ele fazia em campo, o que me ajudou bastante a perceber o que tinha de fazer na minha nova posição”, conta Maria a O JOGO.

Esta nova etapa não chegou isenta de desafios. Com a mudança de posição surgiram no

vas exigências e oportunida­des de cresciment­o, tal como lidar com a pressão e as expectativ­as acrescidas. “Durante os treinos e os jogos esforçome sempre por dar o meu melhor, absorvendo as críticas construtiv­as para evoluir”, partilha. “Sou uma jogadora

que prima pela rapidez, que adora explorar o espaço. Agora, o meu foco está em aprimorar o meu desempenho defensivo, especialme­nte nas bolas aéreas.”

Mesmo adaptada a lateral, a vimaranens­e tem dado cartas no escalão principal do futebol feminino. Atualmente, é a segunda jogadora mais utilizada no plantel do Länk Vilaverden­se, com 18 jogos disputados. “Não tinha essa informação”, atira, dando conta que a sua maior preocupaçã­o é “jogar e crescer como jogadora”.“Procurofoc­ar-mesempre num jogo de cada vez, num treino de cada vez, e esforçome ao máximo para estar no meu melhor nível”, remata Maria.

“Sou uma jogadora que prima pela rapidez, que adora explorar o espaço”

Maria Ribeiro Lateral do Länk Vilaverden­se

 ?? ?? Esta época, Maria participou em 18 jogos e marcou dois golos
Esta época, Maria participou em 18 jogos e marcou dois golos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal