O Jogo

Mariano Barreto assume o risco

Treinador de 67 anos foi o escolhido para substituir Vasco Faísca e tem a difícil tarefa de evitar a descida à Liga 3

- MIGUEL GOUVEIA PEREIRA

O novo técnico já tinha trabalhado no Restelo durante uma época e meia, de 1998/99 a 1999/00. Na altura, desempenho­u funções de preparador físico sob o comando de Vítor Oliveira.

Mariano Barreto é o novo treinador do Belenenses, substituin­do Vasco Faísca, e tem um difícil objetivo para cumprir: manter o Belenenses na II Liga. Face à atual situação, esta é uma missão de risco, uma vez que o clube do Restelo é último classifica­do, com 15 pontos, a oito da zona de salvação.

Aos 67 anos, o treinador assinou até final da temporada e volta a uma casa que conhece bem, na qual já trabalhou durante uma época e meia (entre 1998 e 2000), como preparador físico. Na altura, numa equipa técnica liderada por Vítor Oliveira, festejou uma subida à I Liga.

Mas agora a luta não é pela promoção, mas pela permanênci­a no segundo escalão. Para o ajudar nesta tarefa hercúlea, Mariano Barreto terá como treinador de guarda-redes Paulo Costinha, antigo jogador do emblema de Belém, e Pedro Venâncio será adjunto.

Este é o terceiro treinador do Belenenses esta temporada, que começou com Bruno Dias no comando, substituíd­o por Vasco Faísca à décima jornada. Agora, segue-se Mariano Barreto, que regressa ao ativo quase três anos depois. A última experiênci­a como técnico principal foi em 2021, no futebol ganês, ao comando do Asante Kotoko.

Depois de conhecer o plantel, o novo técnico belenense deu ontem o primeiro treino e tem até terça-feira para preparar a estreia em casa do Marítimo. Curiosamen­te, o primeiro compromiss­o será numa casa que Mariano Barreto bem conhece, ou não tivesse treinado o conjunto madeirense na temporada 2004/05.

Rússia, Gana, Chipre, Angola, Barém, Arábia Saudita, Lituânia e Etiópia foram os países onde Mariano Barreto trabalhou

 ?? ?? Pedro Venâncio, Patrick Morais de Carvalho, o presidente, Mariano Barreto e Costinha
Pedro Venâncio, Patrick Morais de Carvalho, o presidente, Mariano Barreto e Costinha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal