O Jogo

QUATRO EM ABERTO

No espaço de três meses são determinad­as as vagas europeias que ainda faltam preencher na competição Borússia Dortmund, Atlético de Madrid e Juventus estão para já em vantagem no que diz respeito aos lugares europeus que estão em causa via ranking.

- RODRIGO CORTEZ

Com 19 equipas já apuradas para o Mundial de Clubes de 2025, primeira edição da história num novo formato com 32 participan­tes, faltam apenas conhecer os últimos 13, a decidir nos próximos meses.

No continente europeu, por exemplo, os quatro lugares em aberto serão determinad­os daqui a precisamen­te três meses, quando for realizada, no dia 1 de junho, a final da Liga dos Campeões.

A FIFA divulgou na noite de quarta-feiraorank­ingatualiz­ado de clubes europeus que vai ser tido em consideraç­ão (ver quadro em anexo), pelo que, com a sua oficializa­ção, as contas ficam mais fáceis de fazer.

Elaborado com base nos desempenho­s da atual e das três edições anteriores da Liga dos Campeões, o ranking inclui o FC Porto nos dez primeiros (oitavo lugar) com o Benfica mais abaixo (13.º), ambos já qualificad­os para a competição, o que lhes pode render um bolo monetário superior a 50 milhões de euros.

Sporting(25.º)eBraga(48.º) também estão nos 50 primeiros, mas já sem quaisquer hipóteses de apuramento para a fase final da prova a realizar daqui a 15 meses, entre junho e julho de 2025.

Na Europa, uma das vagas será atribuída ao vencedor da Champions que está agora nos oitavos de final, sendo as outras três atribuídas mediante o ranking em anexo. Isto com a condiciona­nte de apenas serempermi­tidosdoisc­lubespor país, a não ser que haja mais do que dois a vencer a principal competição continenta­l no espaço de quatro anos. Foi o que aconteceu na América do Sul, com três clubes brasileiro­s a vencerem a Libertador­es (Flamengo,Palmeirase­Fluminense), conseguind­o todos eles o apuramento. E até pode haver

um quarto, caso a próxima Libertador­es seja conquistad­a por um emblema diferente do Brasil.

Alemanha, Itália e Espanha são as grandes dúvidas

Neste momento, a classifica­ção europeia via ranking deixa poucas dúvidas, conforme a FIFA acaba de esclarecer. Assim, com o Bayern Munique já apurado, a segunda vaga alemã será discutida entre Borússia Dortmund e RB Leipzig, ambossepar­adosporset­epontos. O Borússia é claro favorito, pois o Leipzig só se apura se chegar pelo menos às meiasfinai­s e o rival seja já eliminado. Na primeira mão dos oitavos, o Dortmund empatou 1-1 em casa do PSV, enquanto o Leipzig perdeu em casa com o Real Madrid por 1-0.

Já a segunda vaga da Espanha (com o Real Madrid apurado) vai ser discutida entre Atlético de Madrid e Barcelona, com

os colchonero­s a terem neste momento seis pontos de vantagem. O Barça está, portanto, em sério risco de ficar de fora. A Real Sociedad também sonha, mas para isso teria que vencer a Champions desta época (e perdeu 2-0 em Paris na primeira mão dos oitavos de final).

Quanto à segunda vaga de Itália, a Juventus está na frente, mas já foi eliminada da Liga dos Campeões. O Nápoles tem que recuperar cinco pontos de desvantage­m para a Vecchia Signora, quando, para já, empatou em casa 1-1 com o Barcelona. A Lázio está ainda mais longe e, para passar, teria que ir pelo menos à final da Champions.Atéaojogod­ecisivodes­ta prova, cada equipa recebe dois pontos por vitória, um por empate e um por cada ronda ultrapassa­da. Ou seja, daqui em diante, cada clube só pode amealhar um máximo de 15 pontos.

 ?? ?? Barcelona e Atlético Madrid lutam por uma das quatro vagas europeias em aberto
Barcelona e Atlético Madrid lutam por uma das quatro vagas europeias em aberto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal