O Jogo

Leão manda nos clássicos

Dérbi acentuou tendência: robustez defensiva mantém rivais longe da baliza

- FREDERICO BÁRTOLO

Benfica e FC Porto só remataram cinco vezes à baliza dos verdes e brancos nos encontros no reduto leonino. Braga fez sete, mas o Sporting já relaxava face à goleada que aplicava.

O Sporting voltou a demonstrar a sua robustez defensiva diante do Benfica, tal comohaviaa­contecidon­aLuz, na primeira volta do campeonato, numa derrota que acabaria por precipitar-se também devido à expulsão de Gonçalo Inácio, nos últimos instantes da partida. Ainda assim, em Alvalade, os leões estão totalmente vencedores em clássicos este ano e mandam nesses jogos. Com o FC Porto, na vitória por 2-0, o Sporting permitiu apenas cinco remates aos dragões, controland­o o jogo. Anteontem, com o Benfica, na vitória por 2-1, só concedeu os mesmos cinco tiros, ainda que mais enquadrado­s (3), conseguind­o afastar o rival da baliza de Franco Israel. Em Alvalade também, diante do Braga, no 5-0 no campeonato, na jornada 21, os leões foram amplamente dominadore­s e só permitiram sete remates. Três deles já na fase final do jogo quando o encontro estava favorável aos verdes e brancos por 4-0, ainda aumentando aos 85 minutos para uma manita celebrada por Nuno Santos.

A satisfação de Rúben Amorim na análise ao dérbi de anteontem prende-se ainda com a força ofensiva: foram 19 remates e os leões atingiram a quarta maior taxa de sucesso em ataques posicionai­s da época: ou seja, em ataque continuado, criou sempre perigo ao Benfica.

3

O Sporting recebeu FC Porto e Braga para o campeonato e agora o Benfica na Taça de Portugal. Venceu todos os clássicos em Alvalade este ano.

 ?? ?? Sebastián Coates é o líder da defesa leonina
Sebastián Coates é o líder da defesa leonina

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal