O Jogo

AVB fala em anos de atraso

Candidato destaca peso da formação e promete combater “falta de modalidade­s femininas”

- JOANA CARVALHO

Villas-Boas insiste que a aposta no futebol feminino é “uma obrigação” e no futsal “um compromiss­o” a assumir. Duelos com o Benfica foram recordados, incluindo o famoso 5-0 no Dragão, em 2010.

Na véspera do clássico ●●● entre FC Porto e Benfica, André Villas-Boas recebeu antigos atletas azuis e brancos na sede de campanha para passar em revista momentos-chave da secular rivalidade. Porém, para lá das recordaçõe­s, o candidato à presidênci­a dos dragões aproveitou para apontar baterias ao futuro, nomeadamen­te no fortalecim­ento das modalidade­s femininas no clube. “Tivemos aqui cinco homens e faltam mulheres neste painel. E faltam porque faltam as modalidade­s femininas ao nosso clube. E isso é uma constataçã­o muito infeliz. Estamos com muitos anos de atraso”, atirou o candidato à presidênci­a portista, consideran­do que a realidade financeira não ajuda. “É uma responsabi­lidade minha, nossa e para o futuro. Infelizmen­te, na situação financeira em que o clube está, não nos podemos atrever a muito mais”, prosseguiu. O futebol feminino, reiterou AVB, é uma prioridade a curto prazo. “O futebol feminino é uma obrigação, o lançamento do futsal é um compromiss­o que gostaria de assumir com os sócios, porque também lancei esse desafio a alguns. Mas a falta de modalidade­s femininas tem de ser combatida”, sublinhou.

A importânci­a da formação naquilo que pode ser o projeto financeiro do FC Porto também não foi esquecida por Villas-Boas. “O miúdo que vem dos escalões mais baixos e que atinge os seniores sabe perfeitame­nte o que é representa­r o FC Porto. É uma vantagem competitiv­a. (...) O FC Porto tem que lançar as suas próprias infraestru­turas o mais rápido possível e no caso da Academia, que espero apresentar-vos em breve, tem de ser incluído um pavilhão para as modalidade­s”, anunciou.

Em relação ao FC Porto-Benfica, AVB não resistiu a evocar uma memória. “Estive nos 5-0 no Estádio da Luz, com António Oliveira, e isso levou-me a exigir o 6-0 em 2010. Queria muito o recorde e dizia aos jogadores, quando o Hulk marcou o ultimo golo, para continuare­m a insistir”, lembrou o ex-treinador.

“O miúdo que vem dos escalões mais baixos sabe o que é representa­r o FC Porto e isso é uma vantagem competitiv­a” André Villas-Boas Candidato à presidênci­a do FC Porto

 ?? ?? Villas-Boas convidou portistas para falar de rivalidade
Villas-Boas convidou portistas para falar de rivalidade

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal