O Jogo

Supremacia e tremedeira

- Manuel Moura dos Santos O autor optou por escrever na ortografia antiga

1O Sporting empatou com o Rio Ave por culpa própria. Independen­temente dos erros de arbitragem, o Sporting fez um mau jogo em Vila do Conde.

Dois penáltis escusados e infantis deitaram tudo a perder. A falta cometida por Nuno Santos não se compreende, pois a situação não representa­va perigo iminente para a baliza do Sporting. A falta cometida por Adán, com uma saída da baliza extemporân­ea, ainda é mais absurda. Uma equipa que marca três golos a um adversário manifestam­ente inferior tem que ganhar o jogo.

Nunca tivemos o encontro verdadeira­mente controlado, abrindo muitos espaços para as entradas dos jogadores do Rio Ave na nossa defensiva.

São nestes jogos que se perdem ou ganham campeonato­s. A concentraç­ão tem que ser máxima, para não chegarmos ao final do campeonato a falar dos “ses”. Se tivéssemos ganho ao Rio Ave, se isto, se aquilo...

A somar às culpas próprias do meu clube, temos também que somar dois erros de arbitragem com influência directa no resultado do jogo. O primeiro golo do Rio Ave é precedido de falta sobre Pedro Gonçalves, e há um penálti claro sobre Trincão. A falta é tão clara que o jogador do Sporting saiu lesionado do lance.

2

O jogo com o Benfica mostrou outro Sporting, mas também uma equipa de duas faces. Na primeira parte do encontro e até aos 15 minutos da segunda parte, o Sporting dominou completame­nte um Benfica que chegou a ser confranged­or. Não me lembro duma situação de perigo criada pelo clube da Luz. O Sporting deveria ter resolvido o jogo neste período de tempo, porque teve mais do que uma oportunida­de para o fazer.

O meu clube exibiu uma capacidade futebolíst­ica tal que reduziu o Benfica à vulgaridad­e.

A partir dos 60 minutos, o Sporting recuou, dando a iniciativa ao Benfica que acabou por marcar, e assim crescer no jogo.

A seguir veio alguma tremedeira que não sendo novidade (jogo da Luz), pode nestes jogos ser fatal.

Não sendo portista, longe disso, espero que o FC Porto ganhe e ajude o meu Sporting a ser campeão

O Benfica chegou a empatar, sendo o golo invalidado pelo VAR, a meu ver justamente. O Sporting já teve um golo invalidado esta época, pelo mesmo motivo (penso que foi a Hjulmand): fora de jogo posicional junto ao guarda-redes, impedindo a visão deste.

Mesmo sofrendo a pressão do Benfica nos últimos 30 minutos de jogo, o meu clube teve mais do que uma oportunida­de para matar o jogo, mas a ineficácia falou mais alto.

3

O jogo entre FC Porto e Benfica será decisivo para o primeiro. Uma derrota tornará qualquer recuperaçã­o impossível.

Não sendo portista, longe disso, espero que o FC Porto ganhe e ajude o meu Sporting a ser campeão.

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal