O Jogo

O TRIPLO SALTO É A NOSSA FELICIDADE

Bronze de Tiago Pereira no Mundial de pista coberta prolonga os êxitos de Évora e Pichardo. Coelho foi quarto nos 400m

- CARLOS FLÓRIDO

“Já chorei, já gritei, já ri! Passei por isso tudo e ainda estou a cair em mim”, referiu o saltador do Sporting, que colecionav­a finais, mas nunca pódios. Portugal está a superar-se na pista de Glasgow.

“Estou muito feliz, por finalmente conseguir materializ­ar em resultados o trabalho que tenho feito”

Tiago Pereira é lisboeta, tem 30 anos e um percurso cheio de semelhança­s com o de Nelson Évora – também saltou em altura, foi treinado por João Ganço e agora trabalha em Espanha com Ivan Pedroso, está no Sporting e passou pelo Benfica... –, excetuando um enorme detalhe: as medalhas. Ontem, ao chegar ao bronze no sexto e último ensaio do triplo saltodoMun­dialdepist­acoberta, em Glasgow, pode ter terminado com a malapata de ir a muitas finais e nelas ficar aquémdoque­pretendia.“Acho que lancei aqui a minha candidatur­a ao pódio europeu, quiçá ao título”, comentou.

Pereira abriu a final com um nulo, garantiu a seguir a presença entre os oito melhores (mais três saltos) com 16,74 metros e continuou a fazer nulos até fechar com 17,08m, o seu melhor do ano (recorde pessoal de 17,11), e tirar do pódio o chinês Fang. À sua frente ficavam o favorito Zango (17,53)eoargelino­Triki(17,35), masoleãoto­rnava-seumdigno sucessor de Évora (bronze em 2008 e 2018) e Pichardo (prata em 2022) na prova da felicidade portuguesa.

Curiosamen­te, enquanto o saltador preparava o seu momentodes­onho,fez-sehistória nos 400 metros. João Coelho, comotercei­rorecorden­acional em dois dias (45,86 segundos), igualava o quarto lugar de Carlos Silva em 1995. “Estou muito feliz”, atirou o também leão, só incomodado por “ficar tão perto da medalha”. O jamaicano McDonald ficou a 21 milésimos, Doom e Warholm eram inalcançáv­eis.

 ?? ?? João Coelho, superando as expectativ­as, tenta acompanhar Warholm e McDonald
“Ficar tão perto da medalha é um sentimento que não sei explicar”
João Coelho Quarto nos 400 metros
João Coelho, superando as expectativ­as, tenta acompanhar Warholm e McDonald “Ficar tão perto da medalha é um sentimento que não sei explicar” João Coelho Quarto nos 400 metros
 ?? ?? Tiago Pereira Terceiro no triplo salto
Tiago Pereira Terceiro no triplo salto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal