O Jogo

Feroz pontaria

João Mendes e Jota Silva deram força de fora a mais um triunfo. Trajetos inspirador­es em Portugal

-

Pedro Pinto, central do Petro de Luanda, foi colega de ambos, de João na formação do Leixões, e de Jota já nos seniores dos matosinhen­ses. Elogios vincados ao puro recorte de um e à alma do outro.

PEDRO CADIMA

Com trajeto entre Sousense e Espinho, ou entre Gondomar, Nogueirens­e, Gouveia e Operário de Lagoa, as carreiras de Jota Silva e João Mendes compreende­ram notável cresciment­o nos escalões de baixo de Portugal. Os dois cimentaram mais um triunfo conquistad­or na corrente temporada e são, agora, com a partida de André Silva para o São Paulo, os máximos artilheiro­s do Vitória. Os pés de veludo de João Mendes e a picardia de Jota fazem as delícias de quem conviveu com qualquer um, mas Pedro Pinto, central do Petro de Luanda, até se pode gabar de ter privado com ambos, com o médio na formação do Leixões, com o avançado já na primeira equipa do conjunto do Mar.

“O João é um amigo, estivemos juntos alguns anos. Sempre teve aquele perfume com a bola nos pés, uma qualidade acima da média. É vistoso e está repleto de pormenores fantástico­s. Todos gostam dele! Ganhou intensidad­e, cresceu e merece o sucesso que está a ter”, explica, olhando ao jogador que é o coração deste Vitória: Jota Silva. “Apareceu vindo de campeonato­s inferiores com enorme vontade de singrar. É um exemplo para muitos, sempre batalhador, trabalhado­r com vontade de aprender. Tem uma personalid­ade incrível, mesmo nos momentos maus não vira a cara à luta”, avalia. “Não foi muito feliz no Leixões, o Casa Pia acreditou nele e tem mostrado onde pode chegar. Dá tudo pela equipa e todos percebem que estará ali no momento certo para pôr a bola dentro da baliza. Vive a melhor fase da sua vida, está entre os melhores, a prová-lo com exibições incríveis. Tem um grande impacto nos resultados do Vitória, prepondera­nte em vários jogos”, elogia, enaltecend­o o admirável mundo que conquistar­am, trepando degraus e saltando pelados. “Não deixaram de acreditar que tinham capacidade para jogar a um nível superior e neste momento tudo indica que podem dar um salto ainda maior, pois estão ao brilhar ao mais alto nível do futebol português.”

“Não deixaram de acreditar e tudo indica que podem dar salto maior”

Pedro Pinto Central do Petro de Luanda

 ?? ?? João Mendes e Jota Silva subiram a pulso até aos maiores palcos do futebol luso
João Mendes e Jota Silva subiram a pulso até aos maiores palcos do futebol luso

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal